sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Sobre mulheres ...

A sociedade judaica [nos tempos bíblicos] tornou-se muito parecida com as sociedades pagãs da época. Assimilaram muitas tradições, costumes e princípios dessas sociedades, embora as vissem como desprezíveis.

Com relação as mulheres foi assim.

Mesmo sendo o povo de DEUS, aboliram a ligação de amor entre um casal e o substituíram pelos frios formalismos legais, inventados por eles. Vide na lição uma relação dessas tradições, sobre como tratar as mulheres, como tratar uma esposa, e as obrigações das mulheres.

Em poucas palavras, os judeus criaram uma sociedade machista, e uma sociedade assim não consegue proximidade com DEUS.

Um homem que não sabe como amar nem mesmo a sua esposa, a ponto de não saber o que deve fazer para deixa-la feliz, é porque já se afastou de seu Criador, e não conhece a DEUS. Pode ser um grande pregador, pode ser até um pastor, talvez tenha levado muitos à conversão, mas ele mesmo está em débito com a esposa, e com a família, e se continuar assim se perderá para sempre. Ele se esqueceu que foi formado no ventre de sua mãe, e que sua esposa é a criatura que ele precisa para se tornar capaz de ser um verdadeiro filho de DEUS, ou seja, aprender a amar.

Por quê isso? Porque JESUS nos ensinou que devemos amar nosso próximo.

E para os casados, quem é mais próximo que o seu cônjuge?

De onde veio essa forma de vida naquele tempo?

Da cultura do paganismo, que os filhos de DEUS assimilaram. Não custa repetir: cuidado com a cultura da Terra.


"Louvado seja DEUS que não me fez mulher" dizem que assim muitos homens dos tempos de JESUS oravam.

As mulheres eram discriminadas e isso era legal naquela sociedade. Em varias situações a mulher era inferior a um escravo. Para o homem, tudo, para a mulher, quase nada. Ela era considerada propriedade do marido. Tinha que cuidar da casa como se fosse uma empregada sem custo. E se não conseguisse ter filhos, que era sua principal função (afinal, isso um homem jamais conseguiria mesmo) ela era desprezada, e perdia seu valor que já era desprezível.

(Mulheres de hoje, agradeçam a DEUS que não nasceram naquela época...) Se o marido arranjasse outros amores, nada acontecia, mas se uma mulher fizesse o mínimo de desagrado ao marido, podia ser mandada embora, isto é, repudiada.

O sentimento de uma mulher, que é algo que os maridos precisam descobrir, por ser o que de mais belo existe na criação de DEUS, não valia nada naqueles tempos. Muitos daqueles homens sequer faziam idéia que o ponto forte de uma mulher não é a sua configuração física, mas sim, os seus sentimentos. A combinação dos dois é a obra prima do Criador. O amor entre um casal encontra-se no sentimento que um tem pelo outro. Um homem precisa saber cultivar o sentimento em sua esposa, e saber como isso pode deixá-lo feliz, e uma mulher precisa ser sensível para que seus sentimentos originais se expandam.

A esposa sempre multiplica o que o marido promove nela, portanto, se ele a faz feliz, ela multiplicará a felicidade ao seu redor, e deixará o ambiente alegre e interessante.

A esposa, para muitos, era um mero objeto de trabalho e de satisfações sensuais, quando necessários, mas isso o homem poderia procurar com outras mulheres, afinal, o sentimento de sua esposa não lhe valia nada mesmo! Pode-se dizer que numa sociedade assim, nem os homens sabem o que é ser feliz, pois a felicidade simplesmente não tem condições de se manifestar.

A felicidade só pode ser máxima aqui na terra quando, no casamento, os dois a constroem um para o outro, e enquanto solteiros, se empenhem para fazer outros felizes. Assim como um solteiro deve se interessar para fazer os outros felizes, os casados devem fazer cada um o outro feliz, e juntos, devem fazer para que os outros sejam felizes. Ao menos essa é a lógica do mandamento do amor, servir, e não ser servido. Aprendemos isto de JESUS, que veio para cumprir a Lei, não para a abolir.

FONTE: http://www.cristovoltara.com.br/

Estudo nº 10 – Mulheres em missão
Semana de 30 a 06/08/2008
Trecho do Comentário auxiliar elaborado pelo prof. Sikberto Renaldo Marks (com pequenas adaptações ).
marks@unijui.edu.br - Fone/fax: (0xx55) 3332.4868
Ijuí – Rio Grande do Sul, Brasil

Postado por Adams Roberto Santos às Sexta-feira, Agosto 29, 2008

terça-feira, 26 de agosto de 2008

NÃO HÁ AMOR MAIOR

MEDITAÇÕES DIÁRIAS - Casa Publicadora Brasileira

Não Há Amor Maior!

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito, para que todo o que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna. "

João 3:16

Recentemente, li a respeito de um incidente que ocorreu durante a Guerra do Vietnã. Os morteiros atingiram um orfanato dirigido por um casal de missionários, numa pequena aldeia vietnamita. O casal e duas crianças morreram e outras ficaram feridas, entre elas, uma menina de oito anos de idade que estava em estado desesperador.
Informado do acontecido, o comando americano enviou, com urgência, um médico e uma enfermeira para socorrer os feridos. Ao chegar, constataram que aquela menina morreria em pouco tempo, se não recebesse uma transfusão de sangue.
Os exames revelaram que o sangue da criança não era compatível com o sangue dos dois americanos, mas que várias crianças eram portadoras do mesmo tipo de sangue. O que fazer? Crianças doarem sangue?! Normalmente, não se faz isso. É incorreto.
Sem alternativa, o médico explicou a situação e perguntou se alguma criança estava disposta a doar seu sangue para salvar a vida daquela menina.Fez-se silêncio... Então, um menino, tímido e um tanto indeciso, levantou a mão. Sem perder mais tempo, a enfermeira o deitou na maca e, em seguida, o médico introduziu a agulha em sua veia, sem que ele protestasse, e perguntou: – Está doendo? – Ele acenou com a cabeça que não.
De repente, o menino começou a chorar. O choro foi aumentando e se tornou pranto desesperado. Uma intérprete foi chamada para ajudar a desvendar o porquê daquele desespero. Diante da interrogação sobre o motivo daquele choro, com voz inocente, o menino perguntou: – Vai demorar muito para eu morrer? – Ele havia entendido que iriam tirar todo o seu sangue para dar à menina. Mas, mesmo assim, se ofereceu.
Quando lhe perguntaram por que ele resolvera fazer isso, simplesmente respondeu: – É que ela é minha amiguinha!
Eu e você sabemos que Alguém doou o sangue e a vida, não somente pelos amigos, mas também pelos inimigos. Ele assim fez, não porque éramos seus amigos, mas por amor, para nos atrair a Ele.
Seja nossa oração: Senhor, muito obrigado por Teu sacrifício, por Teu sangue e por Tua vida. Eu Te amo! Aceita minha sincera gratidão.

Amém!

EGS

REFLEXÃO: "Deus prova o Seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores"

(Rm 5:8).

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Remédio Para Momentos de Depressão


A fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem. Hebreus 11:1
Nos últimos anos de vida, o sábio Isaac Newton começou a ter crises de depressão e perda de memória. Preocupou-se, então, com a possibilidade de, em algum momento, se esquecer do principal motivo de sua fé. Ele não só suportou com paciência essa grande provação, como chegou a declarar: "Possa eu conservar, ao menos, duas lembranças: a de que sou um grande pecador e a de que Jesus é um grande Salvador."
Temos que vigiar constantemente, pois é nesses momentos de provação, desânimo e depressão, que Satanás lança mão de sua arma preferida: levantar dúvidas em nossa mente. Ele sabe que, nessas condições, ninguém raciocina perfeitamente. A desorganização mental, devido ao peso do sofrimento, pode nos tirar a visão espiritual, a certeza da salvação e abalar nossa confiança na providência divina. Assim, Satanás tenta desestabilizar a fé das pessoas.
O remédio para os momentos de depressão, angústia e dúvida é a fé bem alicerçada, que não vacila ao sabor do tempo ou das circunstâncias.
Uma fé vigorosa, firmada em Deus, enfrentará sem hesitação e fraqueza os ataques do diabo e nos ajudará a superar os momentos difíceis da vida. Essa qualidade de fé só se adquire através do estudo diário da Bíblia e da oração constante.
Nossa fé deve ser de longo alcance, com abertura para um horizonte sem limites. Enquanto a fé de curto alcance é obstruída pelas coisas comuns da vida, a de longo alcance investiga além do horizonte visível, à procura "de fatos que se não vêem" (Hb 1:1), isto é, do Deus invisível, nosso Pai celestial.
Fé é uma dádiva de Deus. Portanto, temos que compreender que o viver pela fé (Rm 1:17) é uma experiência em ritmo diferente da vida comum. A fé é um ponto de apoio para a esperança e remédio para as incertezas, depressões e angústias.
"Fé verdadeira é a que recebe a Cristo como Salvador pessoal [...] Uma fé viva quer dizer aumento de vigor, segura confiança pela qual, mediante a graça de Cristo, a alma se torna um poder vitorioso.
"A fé é um conquistador mais poderoso do que a morte. Se o doente puder ser levado a fixar com fé os olhos no poderoso Médico, veremos maravilhosos resultados. Ela trará vida ao corpo e à alma"

(Ellen G. White, A Ciência do Bom Viver, p. 62).


REFLEXÃO: "Vinde a Mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e Eu vos aliviarei"

(Mt 11:28).

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -


A Rainha Ester


"Quem sabe se foi mesmo para uma ocasião como esta que Ele fez você ser escolhida como rainha? "

Ester 4:14, BV


É verdade que o livro de Ester não menciona o nome de Deus, mas nem por isso deixamos de ver Sua mão dirigindo os acontecimentos.
Quando Ester soube que seu povo seria destruído, caso ela não fosse falar com o rei, pediu ao primo, Mordecai, que era também seu pai adotivo (Et 2:7, BV), que ajuntasse a todos os judeus de Susã e jejuassem por ela durante três dias, enquanto ela e suas servas fariam o mesmo. Apesar de o texto não falar em oração, é mais que certo que eles oraram.
Por que será que Ester não abriu o jogo para o rei logo de início, e, em vez disso, convidou-o para um banquete? Afinal, o rei já lhe havia estendido o cetro em sinal de aceitação. Inclusive, já lhe havia perguntado qual era a sua petição, pois sabia que ninguém arriscaria a vida indo à sua presença sem sua autorização, se não fosse algo sério e grave. E ela o convidou para um outro banquete, sem nada lhe revelar.
Naquela noite, entre um banquete e outro, o rei não conseguiu dormir. Inquieto, pediu que lhe trouxessem as crônicas do reino e as lessem para ele. Leram exatamente sobre a conspiração levantada por dois eunucos, Bigtã e Teres, para o matar. A trama foi descoberta por Mordecai e levada ao conhecimento do monarca. Ambos foram mortos.
Depois, o rei perguntou: "Que honras foram dadas a Mordecai"? Nesse ínterim, alguém entrou no pátio e o rei perguntou: "Quem está aí?" [...] "Hamã", responderam. "Mande-o entrar", ordenou. Então, Assuero lhe perguntou: "O que se fará ao homem a quem o rei deseja honrar?" Hamã, no seu egoísmo, deu as melhores sugestões pensando que seria ele.
Imaginemos como Hamã deve ter se sentido quando teve que conduzir pelas ruas de Susã, montado a cavalo, Mordecai, a pessoa que ele mais odiava e para quem já havia preparado uma forca. Agora, era obrigado a anunciar ao povo em alta voz: "Assim se faz ao homem a quem o rei deseja honrar."
Creio que os judeus não teriam sido mortos se Ester tivesse falado logo de início ao rei o que Hamã estava tramando contra seu povo, mas, talvez, a homenagem a Mordecai não teria acontecido. Hamã também teve oportunidade para refletir e arrepender-se de sua maldade, mas perseverou em seu pecado. Finalmente, foi enforcado na própria forca que havia preparado para seu inimigo. Vencem os que esperam no Senhor!

EGS


REFLEXÃO: "Espera no Senhor, anima-te, e Ele fortalecerá o teu coração; espera, pois, no Senhor"

(Sl 27:14, ARC).

-----------------------------------------------------------

www.advir.com.br - Seu Site Adventista na Internet

------------------------------------------------------------

A Meditação Diária é uma publicação da CASA PUBLICADORA BRASILEIRA

e pode ser adquirida através do endereço www.cpb.com.br

***************

FONTE: www.cpb.com.br


Postado por Adams Roberto Santos às Segunda-feira, Agosto 25, 2008

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

. . .

Que Deus,
Aquele que dá paciência, constância e ânimo,
possa ajudar-nos a viver em completa harmonia
uns com os outros _ cada um tendo para com o outro
a mesma atitude de Cristo.
E, então, todos nós podemos juntos
louvar ao Senhor a uma voz,
dando glória a Deus, o Pai do nosso Senhor Jesus Cristo.
Rm 15:5-6 (BV)
.
Que Deus,
que é quem dá paciência e coragem,
ajude vocês a viverem bem uns com os outros,
seguindo o exemplo de Cristo Jesus!
E isso para que vocês,
todos juntos,
como se fossem uma só pessoa,
louvem ao Deus e Pai do nosso Senhor Jesus Cristo.
Rm 15:5-6 (BF)
.
Pero el Dios
de la paciencia y de la consolación
os dé entre vosotros
un mismo sentir según Cristo Jesús,
para que unánimes,
a una voz, glorifiquéis
al Diós y Padre de nuestro Señor Jesucristo.
Rm 15:5-6

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Uma das orações de Moisés ...

Deuteronômio 3:23-25


Nessa ocasião eu também orei a Deus,
o SENHOR, dizendo:
"Ó SENHOR, meu Deus,
eu sei que começaste a mostrar a tua grandeza
e o teu poder a mim, teu servo.
Pois não existe outro deus
no céu ou na terra que possa fazer coisas tão grandes
e maravilhosas como tu tens feito!
Peço-te, pois,
que me deixes atravessar o rio Jordão
e ver a boa terra que fica no outro lado,
a bela região montanhosa e os montes Líbanos."
.
Dt 3:22-25 (NTLH)

Uma resposta


POR QUE DEUS DIRIGIU-SE DAQUELA MANEIRA À MOISÉS?

.
Não consigo entender Deuteronômio 3:26. Por que Deus dirigiu-se daquela maneira à Moisés?

.
Deuteronômio 3:26 diz:

"Porém o SENHOR

indignou-se muito contra mim,

por vossa causa, e não me ouviu;

antes, me disse:

Basta! Não me fales mais nisto".

.


Deus falou desta forma com Moisés porque o profeta já havia 'excedido o limite' (a frase tem este sentido no hebraico), ou seja, insistido demais em algo que Deus já havia decidido.
Moisés não entrou em Canaã devido à conseqüência de seu pecado. Qual? Em 'exaltar-se a si mesmo (verso 10 - 'faremos sair água dessa rocha...' ) e ferir a 'rocha' na ocasião em que o povo de Israel estava em Meribá, reclamando por falta de água (Números 20:2-13).
Deus havia dito para Moisés 'falar à rocha' (v. 8) e não 'bater nela'.
Sendo que Moisés, em um momento de ira contra o povo, desobedeceu a Deus, colheu uma conseqüência: não entrar na terra.
Um detalhe muito importante a ressaltar e que nos ajudará a entender a resposta de Deus a Moisés em Deuteronômio 3:26, é o fato de Deus 'ter tido uma plano maravilhoso para a vida dele'.
Conquanto Moisés não entrasse na terra prometida, Deus já havia planejado ressuscitá-lo e levá-lo ao Céu (certo é que se Moisés não houvesse cometido tais pecados, poderia também ter entrado na terra prometida e ido para o Céu depois).
Ao insistir demasiadamente com Deus, Moisés não estava demonstrando fé no Salvador, de que Ele iria fazer o que fosse melhor para ele; assim, Deus repreendeu Seu filho que continuava a duvidar dEle.
Hoje também duvidamos de Deus em muitas coisas... só cremos naquilo que vemos... este história é uma lição para nós de que devemos aceitar a vontade de Deus e acreditar que Ele nunca fará algo de modo a nos prejudicar; Ele sempre visualiza o futuro, a fim de que não sejamos abençoados apenas no presente.
Moisés não entrou na terra prometida: morreu, mas em seguida foi ressuscitado e levado ao Céu (Deuteronômio 34:5 e 6; Mateus 17:3; Judas 9).
Outros ensinos que podemos extrair é que 'nem tudo aquilo que queremos é o melhor para nossa vida' e 'apesar de Deus perdoar os nossos pecados em transgredir suas leis, inclusive as leis naturais, a natureza não nos perdoa; iremos colher as conseqüências' (cf. Gálatas 6:7).


FONTE: http://www.novotempo.org.br/radio/interno.asp?ARS=vocepergunta_perguntasok&VCP_Codigo=00000842

.
Postado por Adams Roberto Santos às Quarta-feira, Agosto 20, 2008

.

. . .

.
. . .
.

Mas Senhor, o Senhor é sempre o mesmo!

O Senhor é o rei eterno.

Por que o Senhor se esqueceu de nós para sempre?

Por que nos abandonou por tanto tempo?

Obrigue-nos a mudar de direção, Senhor!

Faça-nos voltar ao Senhor,

porque essa é a única esperança de voltarmos a ter a alegria antiga!

Será que o Senhor nos abandonou para sempre?

Será que continua zangado conosco?

Lamentações 5:19-22 (BV)

.

. . .

.

Deus meu,

um dia Tu me chamou, não porque eu merecesse,

mas porque Tu viu uma chance de arrependimento no meu coração ...

... agora, me ajuda a não desperdiçar essa chance ...

. . .

. . . o meu coração, está triste e furioso ao mesmo tempo, mas sei que o Teu poder pode me dar forças ... e assim como Tu fez com Ezequiel, quando estava confuso e sem saber o que fazer, me faz ficar de pé, pelo Teu Espírito, e me transforma numa pessoa firme e decidida - uma firmeza maior que a teimosia deles! Torna a minha testa dura como o diamante, forte como uma pedra.

. . .

. . . eu quero sim deixar as Tuas palavras entrarem até o fundo do meu coração ...

. . .

. . . eu irei sim, Senhor, até o vale ... lá o Senhor falou com Ezequiel, fale comigo também e, me mostre a Tua glória.

Amém.

Ezequiel 3

terça-feira, 19 de agosto de 2008

Onde está a sabedoria?

Posted by Picasa

O Senhor do Universo pergunta: _ "onde estão os sábios do passado? Não existem mais sábios em Temã? Será que todos eles perderam sua sabedoria, sua ciência?"

Jeremias 49:7

sábado, 16 de agosto de 2008

... o dia começa à meia-noite?





Ora, como base escriturística não se pode negar que
a contagem bíblica do dia é de uma tarde a outra tarde,
um pôr-do-Sol a outro pôr-do-Sol
(Gn 1:5,8,13,19,23,31).

Observe:
"E foi a tarde [noite] e a manhã [dia], o primeiro dia." (Gn 1:5)


Não é esquisito alguma coisa começar pela metade?
(Meia-noite ...)
.
Fonte: ASSIM DIZ O SENHOR - Lourenço Gonzalez - Editora ADOS

...houve uma tarde e uma manhã ...

Posted by Picasa
.
Disse Deus:
"Haja luz".
E a luz apareceu.
Deus ficou satisfeito, e separou a luz da escuridão.
Assim, Ele deixou a luz brilhar um pouco,
e depois escureceu de novo.
Deus chamou "dia" à luz, e `a escuridão chamou "noite".
O dia e a noite juntos formaram o primeiro dia.
Gênesis 1:3-5 (BV)
.
.-.-.-.
.
Deus disse:
"Haja luz",
e houve luz.
Deus viu que a luz era boa,
e Deus separou a luz e as trevas.
Deus chamou à luz "dia" e às trevas "noite".
Houve uma tarde e uma manhã:
primeiro dia.
Gênesis 1:3-5 (BJ)
.
.-.-.-.
.
... e Deus chamou ao firmamento "céu".
Houve uma tarde e uma manhã: segundo dia.
Gênesis 1:8
.
.-.-.-.
.
Houve uma tarde e uma manhã: terceiro dia.
Gênesis 1:13
.
.-.-.-.
.
Houve uma tarde e uma manhã: quarto dia.
Gênesis 1:19
.
.-.-.-.
.
Houve uma tarde e uma manhã: quinto dia.
Gênesis 1.23
.
.-.-.-.
.
Deus viu tudo o que tinha feito: e era muito bom.
Houve uma tarde e uma manhã: sexto dia.
.
-.-.-.-
.
Assim foram concluídos o céu e a terra,
com todo o seu exército.
Deus concluiu no sétimo dia a obra que fizera
e no sétimo dia descansou,
depois de toda a obra que fizera.
Deus abençoou o sétimo dia
e o santificou,
pois nele descansou depois de toda a sua obra de criação.
Gênesis 2:1-3
.
.-.-.-.
.
Nota: A luz é uma criação de Deus, as trevas não o são: elas são negação. A criação da luz é relatada em primeiro lugar porque a sucessão dos dias e das noites será o quadro em que se desenvolverá a obra criadora.
Bíblia de Jerusalém
.

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

CURA DIVINA


Posted by Picasa
.
Marcos 1.40-45
- - -
"... Sim, Eu quero! Seja curado! ..."
- - -
.
Aqui, Jesus declara sua disposição para curar os doentes.
Alguns insistem que sempre devemos iniciar nossa prece de cura com:
"Se for da vontade dEle". Como alguém que começa uma frase com "se" pode ter fé positiva? Nós não oramos pela salvação começando com "se".
O leproso tinha certeza de que Jesus podia curá-lo; mas não sabia ao certo se era sua vontade. Entretanto a vontade de Jesus selou a questão: "Quero, fica limpo".
Podemos não ter certeza se é da vontade do Senhor fazer algo para o que Ele tenha feito provisão redentora? Ao mesmo tempo, não se pode estar vivendo intencionalmente na violação da vontade de Deus e esperar que suas promessas sejam cumpridas. Quando existem condições bíblicas para a participação dos processos divinos, elas devem ser cumpridas; mas não devemos evitar a prontidão ou os remédios de Deus pela questão de sua boa vontade.
"Se for da Sua vontade" é mais comumente uma expressão de medo, uma disposição para "redimir Deus da culpa" se nossa fé ou seus objetivos soberanos não trouxerem a cura. Se Sua vontade é questionada, deixe o assunto sob sua soberania e afaste-o da prece. Nossa fé pode ser fraca ou incompleta em alguns aspectos. Nós, na verdade, às vezes podemos não ser curados, o que nunca deve ser encarado como motivo para condenação (Rm 8.1).
Apesar disso, para todas as coisas, vamos loucá-lo por sua fé e compaixão. Esse é um ambiente perfeito para a realização da cura e é coerente com as Escrituras, que revelam
a vontade de Jesus de curar.
- - -
.
Fonte: Bíblia de Estudo Plenitude - Sociedade Bíblica do Brasil - Revista e Atualizada

terça-feira, 12 de agosto de 2008

LIBERTO PELA GRAÇA



















Todos tropeçamos em muitas coisas. Tiago 3.2



Lucas 7.36-5



Simão ficou horrorizado por Jesus permitir que uma "pecadora" O tocasse. ..



Jesus, então, contou-lhe uma parábola sobre duas pessoas cujas dívidas haviam sido perdoadas por um agiota compassivo. A um tinha sido dada uma grande soma de dinheiro, e a outro, um valor muito menor. Jesus perguntou, então, a Simão qual dos dois deveria amar mais o credor. Quando Simão identificou aquele a quem mais foi perdoado, Jesus estabeleceu paralelos entre a parábola e a mulher que ungiu Seus pés.



Uma mulher marginalizada e julgada reage ao generoso amor e graça de Deus de uma maneira que um homem e líder religioso é incapaz de fazer. O caminho de Deus não é escravo do legalismo. Antes, é o caminho da graça, do perdão, da generosidade, da justiça, da compaixão e da inclusão, uma mensagem personificada em Jesus.



Como Simão, todos nós sabemos o que é cometer erros e achar que estamos sempre certos. Mas o amor e o perdão de Deus desafiam nosso farisaísmo. Se verdadeiramente recebermos a liberdade que a graça de Deus nos concede, seremos lentos para julgar e rápidos para perdoar.


Oração:


Deus gracioso, ensina-nos a nos valorizarmos uns aos outros. Lembra-nos das consequências de nossos atos. Ajuda-nos a agir com compaixão uns para com os outros e a olhar a vida por meio dos olhos da graça. Em nome de Jesus. Amém.



Pensamento para o dia:



Nossos erros e pecados são muitos, mas a graça de Deus cobre-os todos.



Tony Nancarrow (Austrália)




Oremos: por alguém a quem já julgamos.



Fonte: No Cenáculo - Guia devocional Diário - 12 de Agosto de 2008

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Eu e minha casa ...

"Mas, se vocês não querem ser servos do SENHOR, decidam hoje a quem vão servir. Resolvam se vão servir os deuses que os seus antepassados adoravam na terra da Mesopotâmia ou os deuses dos amorreus, na terra de quem vocês estão morando agora. Porém, eu e a minha casa ...
Posted by Picasa

...eu e a minha família, serviremos a Deus, o SENHOR."

Josué 24:15

-*-*-*-

Ester 2.16-17

Ester foi levada ao palácio para apresentar-se ao rei Xerxes ... Ele gostou dela mais do que de qualquer outra moça, e ela conquistou a simpatia e a admiração dele como nenhuma outra moça havia feito. Ele colocou a coroa na cabeça dela e a fez rainha no lugar de Vasti.

Por acaso ou por amor

Deus não trabalha na nossa vida baseado no acaso.

Vejamos a vida de Ester, por exemplo. Aparentemente, tudo o que aconteceu a ela conspirava contra os interesses dos israelitas e contra ela mesma. Mas Ester foi muito corajosa ao perceber e aceitar a responsabilidade que o Senhor colocou em seus ombros em relação ao povo de Israel (4.16,17): "se eu tiver de morrer por causa disso, morrerei" (v.16)

Nada do que aconteceu na vida de Ester foi circunstancial. Não foi por acaso que:

  • a rainha Vasti saiu de cena;
  • Ester foi escolhida para ser rainha;
  • Mordecai descobriu a conspiração ;
  • o rei teve insônia na véspera em que Hamã - o traidor - enforcaria Mordecai;
  • o rei decidiu honrar Mordecai no Livro das Crônicas.

Foi por meio desses "acasos" que o Senhor preparou o rei para ouvir as palavras de Ester, para assim os judeus serem salvos da destruição.

Sua família está passando por adversidades? Você consegue vislumbrar uma luz nesse caminho tão escuro? Tenha certeza e transmita essa verdade a seus filhos:

Nada em nossa vida acontece por acaso, mas sim, em virtude do amor do Pai! (Romanos 8.28)

Judith

Fonte: Bíblia da Família - Estudos de Jaime e Judith Kemp

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

VIDA NOVA EM CRISTO


Vida nova em Cristo


A VOZ DA PROFECIA


A Voz é Nossa, Mas a Palavra é de Deus!
Escute o Pr. Neumoel Stina abordar o tema, Vida nova em Cristo

Música - Arautos do Rei 'Eu não te deixarei' (Jader Santos)
Duração: 12:26 minutos
Para ouvir, é só clicar no ícone acima, mas pra isso você precisa ter em seu computador o programa Real Player. Faça o download aqui! (Versão Gratuita)
Após escutar o Pr. Neumoel Stina, se desejar entre em contato com a Voz da Profecia e peça o curso bíblico 'Encontro com a Vida'.
Envie um email para escolabiblica.orb.br e peça seu curso bíblico hoje mesmo!.
SISAC - A Voz da ProfeciaRod. SP 66 Km 86, Número 587612340-010 - Jacareí - SPFone: 12-21273000 - Fax: 12-21273001Email: escolabiblica@novotempo.org.br
Se desejar uma cópia do sermão, o mesmo se encontra abaixo.


Vida Nova em Cristo


'Renovar é viver' ensina um velho ditado. Renovamos a pintura de nossa casa, e parece que essa mudança nos ajuda a viver melhor.
Estreamos um novo terno, um novo vestido, uma nova roupa, colocamos um novo calçado ou simplesmente renovamos a disposição dos móveis da casa, e tais alterações da rotina diária nos reanimam e criam uma melhor disposição.
Porém, se estas pequenas mudanças externas podem, nos oferecer satisfação, você é capaz de imaginar quanto mais proveito poderia nos oferecer uma renovação interior? Uma renovação espiritual?
Quando uma pessoa melhora por dentro, seus pensamentos, suas intenções e seus sentimentos, adquire-se então vida nova. Seu modo de ser se torna mais agradável e até seu semblante se ilumina.
Mas, muitas vezes temos certas atitudes que na realidade, não gostaríamos de ter. E logo sobrevem um sentimento de desgosto, e nos perguntamos confundidos: 'Por que sou assim? Quero fazer o bem e quantas vezes as coisas me saem mal.'?!
Na verdade, estas palavras não são novas, porque já em seus dias o apóstolo, Paulo se expressou de maneira parecida. Vejamos o que ele escreveu em Romanos 7:18-20 'Eu sei que em mim, isto é, em minha carne, não mora bem algum, porque o querer o bem está em mim, porém não faço. Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero, esse faço.
E se faço o que não quero, já não faço eu, senão o pecado que mora em mim.'
Esta é a luta de todo o ser humano; querer fazer o bem, porém comprovar com tristeza que nossa inclinação natural nos induz a cometer o mal. O profeta Jeremias afirma em seu livro: 'Enganoso é o coração, mais que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?' Jeremias 17:9
Quando os Escritos Sagrados mencionam a palavra coração, quase sempre se referem à mente, à vontade, à intimidade da alma. É a nossa mente que é 'enganosa' e, 'perversa', e está doente e tantas vezes nos atraiçoa.
Porém essa parte do ser pode ser mudada, e em conseqüência, pode nos assegurar plena felicidade.
Mas, como nossa mente pode ser mudada? A simples compreensão de nossa necessidade não basta; nem tampouco são suficientes a lucidez mental e a força de vontade.
Podemos lutar toda a vida para combater os nossos defeitos, e ainda assim, seguir dominados por eles. A única maneira de mudar a mente é buscando a ajuda de Deus.
Só Ele tem poder para transformar o coração humano. É o único que pode fazê-lo. O mesmo Deus que criou o homem pode recriar o nosso coração, a nossa mente.
A Palavra de Deus deixa claro que uma nova vida é possível e está ao nosso alcance.
'Vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as concupscências do engano, e vos renoveis no espírito do vosso entendimento e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade.' Efésios 4:22-24
Temos exemplos na Bíblia de homens que tiveram a experiência de serem tocados pelo dedo de Deus. A voz de Cristo falou claramente ao seu coração.
Saulo era um ardoroso perseguidor de cristãos. Um dia indo, pela estrada de Damasco foi acolhido por uma grande luz. Não suportando a claridade caiu, e humildemente perguntou: 'Quem és Senhor?' Atos 9: 5
E quando a voz divina indicou o seu dever, Saulo obedeceu sem vacilar. E dias mais tarde, abandonou sua obra perseguidora e começou a pregar a excelência da mensagem de Cristo. Passou das trevas para a luz; do erro para a verdade; do ódio para o amor.
Tempos depois ele haveria de escrever: 'Não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento.' Romanos 12: 2
'Se alguém está em Cristo nova criatura é, as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo'. II Cor 5.17
Ninguém pode querer mudar por si mesmo. Todo intento humano termina em fracasso. Porém a maravilha é que, onde fracassa o homem, triunfa Deus!
Vidas, famílias e tribos inteiras tem sido transformadas pela ação da verdade bíblica.
Com razão o Salmista Davi, falando da Palavra de Deus disse que 'Restaura a alma'. Salmo 19:7. E o apóstolo Pedro foi mais claro quando disse: 'Pois fostes regenerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, mediante a Palavra de Deus, a qual vive e é permanente.' I Pedro 1:23
Por sua parte o apóstolo Paulo, referindo-se ao poder do evangelho como ensino redentor do homem, declarou que 'é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê.' Romanos 1:16
Tem você algum defeito, vício ou debilidade que deseja vencer? Lembre-se então que o mesmo poder que mudou Saulo de Tarso, e os canibais do Pacífico, e transpor outros é suficientemente grande para mudar o nosso interior.
Se reconhecermos nossa necessidade e solicitarmos a assistência de Deus, Ele poderá operar o milagre. Seu Divino Espírito e Sua Sagrada Palavra atuarão como invencíveis agentes da divindade.
O Senhor cumprirá então a sua promessa: 'Dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei um coração de carne.' Ezequiel 36:26
Vida nova! Dela podemos desfrutar cada dia, com paz e alegria, se pedirmos a Deus, um novo coração, uma mudança de hábitos, porque nossa mente estará restaurada pelo poder do Espírito Santo.
Peça agora mesmo a Deus que lhe dê um novo coração, uma nova vida e você também à semelhança de milhares e milhões, viverá vida nova em Cristo.

* * *
A Voz da Profecia é um programa do Sistema Adventista de Comunicação

FONTE: http://www.cvvnet.org/cgi-bin/cvvnet?SD+7034


Postado por Adams Roberto Santos às Domingo, Agosto 03, 2008

sábado, 2 de agosto de 2008

SALMOS 51

¹ Ó DEUS DÁ-ME o perdão
por causa do teu grande e fiel amor.
Apaga a terrível mancha dos meus pecados
pela tua misericórdia. (BV)

¹ Por causa do teu amor, ó Deus,
tem misericórdia de mim.
Por causa da tua grande compaixão
apaga os meus pecados. (NTLH)
¹ Tem piedade de mim,
ó Deus, por teu amor!
Apaga minhas transgressões,
por tua grande compaixão! (BJ)

¹ Ten piedad de mí,
oh Dios,
conforme a la multitud de tus piedades
borra mis rebeliones.

¹ Tem misericórdia de mim,
ó Deus, segundo a tua benignidade;
apaga as minhas transgressões,
segundo a multidão das tuas misericórdias.

¹ Compadece-te de mim,
ó Deus,
segundo a tua benignidade;
e, segundo a multidão das tuas misericórdias,
apaga as minhas transgressões.

¹ Be gracious to me,
O god,
according to your lovingkindness;
according to the greatness of your compassion blot out my transgressions.

- - -


² Limpa-me completamente da minha culpa.
Deixa-me limpo de pecados!

² Purifica-me de todas as minhas maldades
e lava-me do meu pecado!

² Lávame más y más de mi maldad,
y límpiame de mi pecado.

² Lava-me completamente da minha iniquidade
e purifica-me do meu pecado.

² Wash me thoroughly from my iniquity
and cleanse me from my sin.
- - -

10 Ó Deus,
cria em mim um coração puro
e dá-me uma vontade nova e firme!
Coloca dentro de mim pensamentos
e desejos limpos e sinceros.

10 Ó Deus, cria em mim um coração puro,
renova um espírito firme no meu peito.


10 Crea en mí,

oh Dios,

un corazón limpio,

y renueva un espíritu recto dentro de mí.


10 Cria em mim, ó Deus,

um coração puro

e renova dentro de mim

um espírito inabalável.


10 Create in me a clean heart, O God

and renew a steadfast spirit within me.

- - -







17 O que realmente exiges do pecador

é um espírito humilhado.

Tu não desprezarás a pessoa que tem o coração arrependido

e muito triste por causa do pecado,

ó Deus !

17 Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado;
coração compungido e contrito,
não o desprezarás,
ó Deus


17 Los sacrificios de Dios son el
espíritu quebrantado;
al corazón contrito y
humilado no despreciarás tú
oh Dios.

17 The sacrifices of God are a broken spirit

a broken and a contrite heart

O God,

thou wilt not despise.


AMÉM

sexta-feira, 1 de agosto de 2008