sábado, 12 de abril de 2008

O PEREGRINO III

A VIAGEM DO CRISTÃO A CIDADE CELESTIAL


As armadilhas do caminho

Cristão abandona o seu caminho enganado por Sábio-Segundo-o-Mundo; mas Evangelista sai-lhe ao encontro, e indica-lhe de novo o caminho a seguir.

- - -

Cristão, apesar de se achar só, empreendeu a sua marcha resolutamente, e viu caminhar para ele, no meio da planície,um sujeito...
Esse novo interlocutor chamava-se Sábio-Segundo-o-Mundo, e habitava em uma cidade conhecida por Prudência-Carnal, situada a pouca distância da cidade da Destruição
SÁBIO - Bem-vindo sejas amigo. Aonde vais com este fardo tão pesado**
CRISTÃO - Dizes bem. É tão pesado que nunca pessoa alguma carregou um peso assim. Dirijo-me para a porta estreita ... lá é onde me comunicarão o modo de ver-me livre deste fardo.
SÁBIO - Tens mulher e filhos**
CRISTÃO - Tenho sim, mas este fardo preocupa-me e aflige-me tanto que já não sinto por eles o prazer que sentia outrora, e apenas tenho consciência de os possuir (I Co 7:29).*

*I Co 7:29 - "... o tempo que ainda nos resta é muito curto ... Por esta razão aqueles que tem esposa devem ficar, para o Senhor, tão livres quanto possível; (ou) que possam ser como se não a tivessem ..."
...
...
...
SÁBIO - E como veio este fardo para cima de ti**
CRISTÃO - Lendo eu este livro que tenho na mão.
SÁBIO - Logo me quis parecer. És um desses imbecis que se metem em coisas elevadaas demais para eles ... e perdem o juízo e ...
. . .
SÁBIO - Compreendo isto. Mas para que hás de ir por um caminho tçao perigoso, se eu posso indicar-te outro em que não há nenhuma dessas dificuldades**
. . .
SÁBIO - Olha, nessa aldeia próxima, que se chama moralidade, vive um homem de muito juízo e grande reputação, cujo nome é Legalidade, o qual é muito hábil em tratar pessoas como tu ... curar indivíduos que padecem do cérebro ... e se ele não estiver em casa, seu filho Urbanidade, que é um mancebo de grande talento, poderá servir-te tão bem como seu pai. ...
....


Trechos do livro " O PEREGRINO " de John Bunyan - Capítulo III

Nenhum comentário: