quinta-feira, 6 de novembro de 2008

A minha alma consome-se de tristeza ...

A minha alma consome-se de tristeza;


fortalece-me segundo a tua palavra.


Desvia de mim o opróbrio que temo, pois os teus juízos são bons.


Venham também sobre mim as tuas misericórdias, ó Senhor, e a tua salvação, segundo a tua palavra.


E de minha boca não tires nunca de todo a palavra de verdade, pois me atenho aos teus juízos.


Lembra-te da palavra dada ao teu servo, na qual me fizeste esperar.


Isto é a minha consolação na minha angústia,


porque a tua palavra me vivificou.


Grande indignação se apoderou de mim, por causa dos ímpios que abandonam a tua lei.


Implorei deveras o teu favor de todo o meu coração;


tem piedade de mim, segundo a tua palavra.


Bandos de ímpios me despojaram;


apesar disso, eu não me esqueci da tua lei.


À meia noite, me levantarei para te louvar pelos teus justos juízos.


Companheiro sou de todos os que te temem e guardam os teus preceitos.


Antes de ser afligido, andava errado;


mas agora guardo a tua palavra.


Foi-me bom ter sido afligido, para que aprendesse os teus estatutos.


Bem sei eu, ó Senhor, que os teus juízos são justos e que em tua fidelidade me afligiste.


Sirva, pois, a tua benignidade para me consolar, segundo a palavra que deste ao teu servo.


Venham sobre mim as tuas misericórdias,


para que eu viva,


pois a tua lei é a minha delícia.


Confundam-se os soberbos, pois me trataram de uma maneira peversa, sem causa;


mas eu meditarei nos teus preceitos.


Voltem-se para mim os que te temem e aqueles que têm conhecido os teus preceitos.


Seja reto o meu coração para com os teus estatutos, para que eu não seja confundido.


Desfaleceu a minha alma,


esperando por tua salvação;


mas confiei na tua palavra.


Os meus olhos desfaleceram,


esperando por tua promessa;


entretanto, dizia:


Quando me consolarás tu?



Pois fiquei como odre na fumaça; mas não me esqueci dos teus estatutos.


Se a tua lei não fora toda a minha alegria, há muito que teria perecido na minha angústia.


Sou teu, salva-me; pois tenho buscado os teus preceitos.


Estou aflitíssimo; vivifica-me, ó Senhor, segundo a tua palavra.


Já é tempo de operares, ó Senhor, pois eles têm quebrado a tua lei.


Aperto e angústia se apoderam de mim ...



Antecipei-me à alva da manhã e clamei ...



Olha para a minha aflição e livra-me ...



Pleiteia minha causa e livra-me ...



Considera como amo os teus preceitos; vivifica-me, ó Senhor, ...


. . .




Trechos do Salmos 119




Nenhum comentário: