domingo, 4 de maio de 2008

SALMOS 18

SENHOR, EU TE AMO! Tu és a minha fonte de poder!
² O Senhor é a minha fortaleza onde me escondo e fico em segurança.
Ele é o meu Libertador.
Ele é aquela grande pedra sobre a qual me apóio; ali nenhum dos meus inimigos pode me alcançar.
O meu Deus é o meu escudo, Ele é uma torre alta e bem firme para me proteger; o seu poder é a garantia da minha salvação.
³ Sempre que peço ajuda ao Senhor, Ele me livra dos meus inimigos. Por isso o Senhor merece todo o louvor.
4 A morte me cercou por todos os lados com as suas garras. Quase fui afogado numa corrente de gente incrédula; fiquei com muito medo.
5 Fui agarrado pelos laços do reino dos mortos, fui apamnhado de surpresa ...
6 No meio do meu aperto pedi ajuda ao Senhor. Gritando pedi socorro ao meu Deus. Lá do céu Ele ouviu a minha voz, escutou o meu pedido de socorro. ...
9 Os céus ficaram mais baixos com nuvens escuras de tempestade, e sobre elas o Senhor vinha descendo em direção à terra.
10 Levado por um querubim, Ele se aproximou rapidamente, voando nas asas do vento.
11 Escondeu a sua chegada num manto de trevas, com uma cortina de nuvens escuras e carregadas de água.
12 De repente, a glória da sua presença explodiu em brilhantes relâmpagos saindo de dentro das nuvens, e em uma violenta chuva de pedras.
13 O Senhor, o Deus dos deuses, falou nos céus, com sua voz de trovão. ...
16 Lá do alto Ele estendeu sua mão e me tirou das águas agitadas.
17 Ele me livrou ...
18 Meus inimigos tinham me atacado no dia em que eu estava mais fraco e triste. Apesar disso, o Senhor foi o meu apoio; Ele me sustentou.
19 Livrou-me de um terrível aperto e me levou para um lugar bem espaçoso. Ele me salvou porque tem prazer em mim.
20 O Senhor me deu o prêmio certo pela minha justiça, pela sinceridade das minhas ações, 21 pois ... não fui rebelde, não me afastei do meu Deus. ...
Sl 18
Esse salmo,
provavelmente o rei Davi escreveu no início do seu reinado e se encontra também em 2 Sm 22, com algumas diferenças.
Ulguns anos atrás um amigo e irmão em Cristo Jesus, me convidou para lermos juntos esse salmo, e, não lembro-me bem de seu comentario a respeito do salmo ... mas lembro que na época esse mesmo salmo não me tocava da maneira como hoje sou tocada ao meditar nele ... ou melhor, hoje, posso fazer das palavras do salmista o meu próprio testemunho ... (minha luta contínua contra as forças físicas e espirituais ...)
Acho que é por isso que gosto tanto, e aprecio ver uma tempestade se aproximando no horizonte ... Fecho os olhos e imagino a cena descrita pelo salmista nos versos acima (v 9-17) ... mas nem sempre Deus vem pra me livrar naquela tempestade ... as vezes, sinto que Ele passa e me deixa pra trás, porque ... ainda não é hora do livramento ... ainda tenho coisas para acertar ou simplesmente esperar ... para que se cumpram todas as coisas segundo a Sua justiça e a Sua vontade.
É claro que, se Davi escreveu esse salmo no início de seu reinado, ainda não havia cometido aquele pecado terrível, pelo qual, depois, sofreu muito, pelo resto da vida, pois o nosso Deus nos perdoa quando vê um coração verdadeiramente arrependido, mas por também ser um Deus de justiça, não pode nos livrar das consequências de nossos erros ... E Davi sabia disso, pois jamais murmurou ou questionou Deus quando mais tarde, sofria terrivelmente pelas trajédias e tristezas que sobrevieram à sua família ...
Mais adiante, o salmista diz:
28 Tu fazes a minha lâmpada brilhar; o Senhor meu Deus transforma a minha noite em dia claro.
29 Com Ele ao meu lado sou capaz de derrotar qualquer exército e de saltar os muros mais altos.
30 O caminho de Deus é perfeito; as suas promessas sempre se cumprem. O Senhor é como um escudo; protege perfeitamente quem se esconde nEle.
31 Quem mais é Deus, além do Senhor* Quem é firme e seguro como uma rocha, como o nosso Deus*
32 Ele me dá força e prepara o caminho por onde eu ando. ...
46 Deus está vivo!
Louvado seja o Senhor, a minha rocha!
Louvado seja Deus o meu Salvador!
- - -
Salmos 18 (trechos da BV)

Nenhum comentário: