segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Conforto para a mulher abandonada

"Aumente a sua barraca,

torne ainda maior o lugar onde você mora

e não faça economia nisso. ...

Pois você vai estender as suas fronteiras

para todos os lados; ..

Não tenha medo, pois você

não ficará envergonhada;

não se assuste, pois você não será humilhada.

Você esquecerá como foi humilhada ...


Pois o seu Criador,

o Senhor
Todo-Poderoso,

será seu marido;



o Santo de Israel, o Deus

do mundo inteiro a salvará.

Você estava aflita como uma mulher

abandonada pelo marido,

mas o Senhor a está chamando de volta.

O seu Deus diz:

"Será que alguém poderia mandar embora

a mulher com quem casou quando era jovem?

Eu a abandonei, mas só por um momento,

e agora, com grande amor,

eu a receberei de volta.

Na minha ira e no meu furor,

eu me escondi de você por um momento;

mas com amor eterno

eu terei compaixão de você."

É isso o que diz o Senhor,

o seu Salvador.

O Senhor Deus diz:

"No tempo do dilúvio, eu jurei a Noé

que nunca mais as águas cobririam a terra;

assim eu juro agora que nunca mais

ficarei irado com você,

que jamais a castigarei de novo.

As montanhas podem desaparecer,

os montes podem se desfazer,

mas o meu amor por você não acabará nunca,...

É isso o que diz o Senhor,

que tem amor por você.

Isaías 54:2-10




Isaías 54 ________________________ Mulheres descasadas


Conforto para a mulher abandonada



O texto de Isaías 54 é sobre Deus e o povo de Israel. Mas o profeta compara Israel com uma mulher que foi abandonada pelo marido infiel. Os conselhos que o Senhor dá para os israelitas serve para a mulher que sofreu essa experiência. Os sentimentos que o povo enfrentou são os mesmos que uma mulher sente ao ser abandonada:

  • Vergonha: ... Infidelidade conjugal sempre traz vergonha e humilhação. Mas Deus promete: "Não tenha medo, pois você não ficará envergonhada, não se assuste, pois você não será humilhada. ... (v.4)

  • Solidão: O sentimento de rejeição pode suscitar o desejo de correr para os braços de outro homem para provar o próprio valor. Mas cuidado! É preciso não tomar decisões precipitadas que podem causar arrependimento no futuro. O versículo 5 afirma que Deus nunca abandonará a mulher que foi rejeitad: " Pois o seu Criador, o Senhor Todo-Poderoso, será o seu marido."

  • Culpa: Nessas situações, é comum que a pessoa procure falhas em si mesma. Ninguém é perfeito e, com certeza, você falhou muitas vezes. Mas não se preocupe, porque Cristo morreu pelos seus pecados e pela culpa que você sente. Entretanto, ninguém deve carregar sobre si a responsabilidade pelos pecados dos outros. Se um marido foi infiel, a culpa é dele. No versículo 10, Deus diz: "As montanhas podem desaparecer, os montes podem se desfazer, mas o meu amor por você não acabará nunca."

  • Instabilidade: ... No v. 11, ele diz: "Eu a reconstruirei com pedras preciosas, e os seus alicerces serão de safiras".

  • Preocupação com os filhos: ... Procure educá-los no caminho do Senhor e, assim, "eles viverão em paz e segurança" (v.13)

  • Medo: ... O futuro amedronta. Por isso, confie no Senhor, porque Ele lhe assegura: " Você será fundada sobre a justiça e por isso viverá segura." (v.14)

  • Críticas: Algumas pessoas vão criticá-la, julgá-la e até condená-la pelo que aconteceu. Talvez até aqueles que se diziam seus amigos vão se afastar de você. Mas novamente Deus lhe tranquiliza: "Nenhuma arma poderá derrotar você, e se alguém for ao tribunal para acusá-la, você não será condenada. O que eu faço pelos meus servos é isto: eu lhes dou a vitória. O Senhor falou." (v.17)


Permaneça fiel a Cristo, e ele cuidará de você. Deus vê e sabe de tudo e está controlando a situação pela qual você está passando. Ele vai lhe ajudar a encontrar o rumo certo para a sua vida e lhe devolverá a paz

Jaime


Fonte: Bíblia da Família
Estudos de Jaime e Judith Kemp - pg 745

25 comentários:

Unknown disse...

Gostaria de agradecer ao homem de Deus que se lembrou de nós: mulheres abandonadas.
Nosso sofrimento é como das viúvas, talvez até pior porque o marido delas foi levado por Deus e o nosso nos trocou por outra mulher.
Só quem passa por isso entende a dor e o sofrimento causado pelo adultério.
É muito difícil o recomeço, mas a dificuldade maior é a de ter que perdoar as pessoas que te destroçaram, que destruíram sua auto estima, seus planos e sua família.
Só Deus sabe avaliar nossa dor, por isto envia homens que escrevem para nos confortar.
Estou escrevendo este agradecimento entre lágrimas, mas não lágrimas de angústia, mas de refrigério, por saber que eu não estou tão sozinha, visto que o meu Deus cuida de mim.

Cris disse...

Obrigada meu irmão. Palavras de conforto, poucos ditas por causa do preconceito.

Unknown disse...

Obrigada!! Muito difiicil

Sonhando com o dia de ser feliz disse...

Com ctz não está sozinha. Assim como vc, existem muitas histórias assim. É muito bom saber que Deus está no controle, pq há momentos em que a solidão é tanta, a dor é tanta, que parece que nem Deus pode suprir tanta dor....

Sonhando com o dia de ser feliz disse...

Queria muito poder perdoar mais facilmente, mas tá difícil. Quando acho que consegui perdoar, vem outro fato é aí a mágoa reaparece. Difícil....

Unknown disse...

Fui descartada que nem papel higiênico. Uma filha de 7 anos. Um casamento de 10. O bonito foi embora pq quer viver a vida. Por dentro dói tanto, esta tudo dilacerado em mim. E minha filha chama pelo pai. Pede para ele voltar. É triste demais.

Unknown disse...

Já se passou algum tempo diz me o que aconteceu, se VC está bem, torço muito por ti e sei qual ė a sua dor do q comigo dois 16 anos e três filhos de 3 aos 11 anos

Anônimo disse...

Nada mais triste do que ver nossos sonhos desfeitos e nossas expectativas frustradas. A dor de ver nossa família se desfazendo sem que possamos fazer nada é dilacerante! Foi assim comigo também, sete anos de relacionamento e um filho de cinco anos. Estou atualmente morando com minha mãe, meu filho pergunta pelo pai, pede pra voltar pra casa... É triste demais. Mas sei que Deus está no controle, e a Seu tempo fará uma obra extraordinária na minha vida e na de todas as mulheres guerreiras que enfrentam a mesma situação. Que Deus conceda graça à todas nós e aos nossos filhos!

A espera de um milagre de restauração disse...

Eu também fui abandonada com dois bebês e compartilho dessas descrições acima é cada sentimento mostrado pelo autor e trouxe um conforto pois cada sentimento mostrado veio com a resposta dá Palavra d Deus q trás esperança. Que tenhamos essa rica e verdadeira esperança d q com o Senhor Jesus não estamos sozinhas!

Melissa disse...

Comigo aconteceu o mesmo e não tem um mês ainda. Fui trocada,largada,abandonada e traída. Só Deus sabe como está sendo difícil,mas não perco minha fé,sei que Deus está cuidando da minha vida.

bm.ds63@gmail.com disse...

Passei por esse deserto. Como está escrito em êxodo muitos morrem no deserto por não confiar no Senhor e ficam olhando para o Egito como se lá fosse melhor.

Encontrei o site RMI ajuda matrimonial e não me confirmei com a destruição da minha família.
Isso é uma guerra espiritual, Deus me deu as armas e pra honra e do Senhor meu casamento foi restaurado.

Aleluia!

Se alguma de vocês quiser ser encorajada a viver uma virada pode me contatar no meu e-mail bm.ds63@gmail.com

My disse...

Com migo aconteceu o mesmo,10 anos de convivência 3 filhos e só agora acordei pra vida,deus me mostrou a tempo o homem que eu vivia minha filha de 7 anos está sofrendo com migo parece que ela sente a dor que sinto os outros 2 estão abalados mais não como ela está..Peço a deus que não perpita que ela sofra assim pois é só uma criança,está muito difícil perdoar os dois trairas mais sei que deus não irá me desamparar.
Que deus cuide de todas nós!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Muito obgada por essas palavras me senti amparada em meio.a minha dor paz a todos

Elenaaa disse...

Gostaria de saber como vc está hj ?

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Fui abandonada há 2 semanas, até hj não sei o motivo pq ele disse que não é nada comigo, e sim por ele ser egoísta. Mas ouve boatos no serviço dele q ele tinha se envolvido com uma pessoa, ele jura d pé junto q não, ele dormiu noites foras antes d partir, mentiu dizendo q iria no mercado isso era 9:40 da noite, e depois d tanta insistência em falar com ele por preocupação, resolveu me responder as 00:34 dizendo q não iria para casa pq estava em um churrasco com o pessoal do serviço.todo o carinho, amor, romantismo, companheirismo,que tinha se acabou. Conversei com ele para q não fosse embora e que tentariamos ajeitar as coisas juntos, mas não teve jeito. Foi embora, não me má dou mais msg, não se preocupou comigo. Sei q Foi para casa de um amigo, mas nem sei quem é e onde é. Falar em dor... Eu nem sei expressar em palavras o q sinto neste momento, minha vida se resume em lágrimas, e tristeza. Peço a Deus q me cure logo, pois ta doendo d mais, minha alto estima ta lá embaixo e fico pensando aonde foi q eu errei. Nem sei como vai ser daqui para frente. :(

Unknown disse...

Querida é assim mesmo. Vivo esta tristeza. Lembre-se Deus está conosco. É difícil. A falta que me faz é imensansa. Chorava todos os dias. Depois de 36 anos, isso doi muito. Acredito no poder de Deus. Confio e entrego nas mãos dele. Ele irá nos ajudar.

Unknown disse...

Oi tambm compartilho da mesma dor.meu esposo foi embora tem 2 semnas.descobri que ele me traiu depois qe saiu de casa.depois de um casamento de 12 anos ele me trata como se eu fosse uma peguete dele.nao se importa e nem demonstra algum sofrimento.😔 Ne apeguei Com Deus p ter forças mais a angustia é Grande.

Ariane disse...

Pela primeira vez em 2 anos, vejo alguem falando e confortando a respeito de td qto realmente temos passado...
De fato ser divorciada nos leva a sermos julgadas e isso nos destrói mais ainda!!! É uma situação difícil de sobreviver!!! E hj só peço a Deus justiça pq qto mais o tempo passa, mas se aumenta a vergonha, a angústia o julgamento e o infeliz com sua existência só faz nos destruir cada vez mais ... Peço a Deus de td coração que de um basta nessa situação de uma vez por tds... E que ele venha sentir na pele cada dor cada lágrima...

Unknown disse...

Eu também peso a Deus justiça. eu foi abandonada grávida e com um filho de 11 anos, e eu sei como dói ser traída e abandonada. Eu entreguei tudo nas mãos Di Deus pos eu acredito que um dia tudo vai ficar bem.

Unknown disse...

Estou em casamento pelo fim meu marido quer ir embora toda semana eu ñ deixo..Aí fica m humilhando arrumo trabalho até os domingos pra ñ ficar em csa ..Estou sem saber o que fazer

Unknown disse...

Que Deus conforte o coração de todos, mas temos que entender que Deus sempre tem o melhor pra nós, e onde a luz não pode existir trevas, se foi embora é por nós te merecia caso contrário é Deus agindo pra vc aprender pra sua nova relação. meninas Deus é bom em tudo e homem que vai embora deixando também os filhoa o destino é a ruína isso não é praga é a lei da vida

Ana Paula Assis disse...

Me envolvi com um homem, que inicialmente se dizia solteiro, e que queria trazer o filho para morar aqui em Portugal, ajudei ele de várias formas, com dinheiro, paguei passagens aéreas, tratamentos médicos, resumindo, fui agredida, humilhada, xingada de todos os nomes,perdi um bebé, e perdoei ele na última briga que tivemos pois havia voltado para o Brasil pois o seu filho estava com um tumor na cabeça e eu fiquei do seu lado, o menino veio a falecer e ele pediu para retornar a Portugal e iniciarmos uma nova vida... Acreditei comprei uma passagem e ele chegou na minha casa, ficou apenas 5 dias, me levou ao trabalho, e voltou para casa e pegou as coisas dele, dinheiro meu, uma aliança e levou o carro que compramos juntos.... Me abandonou com dívidas, aluguel atrasado e eu com uma anemia muito grave a ponto de precisar de transfusão de sangue, fiquei muito mal, depremida e desolada, uma dor sem fim, isso no mês do aniversário, passei dois dias deitada sem forças para me levantar, mas no tempo certo vamos nos levantado, hoje estou firmada em Deus e glorifico a mudança na minha vida, temos que ver que esses homens que agem assim, não nos merece e um dia terá a colheita do seu plantio... Hoje oro por ele, pois eu creio que a justiça de Deus virá sobre a minha vida 🙏

Unknown disse...

Deus é o único que nos trás o verdadeiro consolo ,amiga estou no mesmo barco que vc , mais também com a certeza que não estou só pois Deus tem cuidado de nós