Lição 10 - Mulheres em missão -
Comentário Gilson Nery
Comentários de Gilson Nery
Esc. Sabatina.
~
Mulheres em missão
"Aquele que acha "uma mulher."
Acha a felicidade: é um dom recebido do Senhor."
Prv. 18:22. Monges Beneditinos;
~
"O que acha "uma "mulher," acha uma coisa boa
e alcançou a benevolência do Senhor."
Al.Rev. Corg.
~
"Mulher virtuosa quem a achará?
O seu valor muito excede o valor dos rubis."
Prv. 31:10. Al.At. e Corg.
~
"Se você encontrar uma esposa fiel e dedicada,
achará um tesouro mais valioso que ouro e pedras preciosas."
Bíblia Viva.
~
"Valor incomparável, tesouro sem preço, encantos mil, beleza sem par; nada mais precioso e querido do que a mulher no seu devido lugar de mulher. Até mesmo Adão que já possuía ao seu dispor todas as alegrias do paraíso, não quis ficar ali sem ela. Até mesmo no Éden, em sua beleza divina e com anjos celestes e santos, Adão vivia em solidão.
Gen. 2:18.
Sem ela o Édem era um deserto,
com ela o deserto se transformava em um Édem de felicidades mil.
( Gilson Nery ).
~
Mulher, neste deserto escaldante
Você é o Oásis verdejante
Quando é mulher puramente feminina
Excedes o valor de uma mina
Em meio a tanta poeira abrasadora
És água pura e cristalina
Mas oh!Que decepção
És apenas miragem
Quando perdes a tua feminina imagem
Coragem, peregrino, ainda existem Oásis!
( Gilson Nery )
Mulher, sem você nem mesmo o Paraíso é completo, você, abaixo de Deus, é o tudo que preenche os vazios da alma de um homem.
( Por Gilson Nery ).
Costumamos afirmar que o homem ( genérico ), é a obra prima da criação de Deus, e, isso é verdade, mas, a "MULHER-MULHER", por dentro e por fora e com todas as letras maiúsculas, em se tratando da vida secular e social, é a maior maravilha e o maior e mais precioso dom de Deus ao homem, nada, absolutamente nada existe, nem neste mundo ou em outros mundos, que possa superar ou comparar; mas, esta plenitude somente existe quando não existe nela nem um til ou jota de traços masculinos; Deus, que criou a mulher assim como o homem, sabia e sabe disso, e, tomou todas as medidas necessárias para que esta felicidade preciosa, fosse mantida, e aqui vão evidências seguras sobre este aspecto, desde o Edem sem pecado até o Edem restaurado:
Preservação divina dos elementos femininos antes do pecado:
Deus Criou primeiro Adão e, esta prioridade tem que ver com elementos masculinos de liderança e governo.
Deus não criou os dois ao mesmo tempo ( Ele bem que poderia ter feito ), mas não o fez.
Deus Não criou Eva, independentemente de Adão ( Poderia ter feito ), mas a criou de uma parte deste Adão.
Deus criou Eva, graciosamente, menor em estatura do que Adão destacando assim os elementos femininos e masculinos. ( Nada de inferioridade no aspecto de dignidade ).
Deus não usou uma parte da cabeça do homem para criar a mulher, mas sim uma peça do seu lado, bem próxima ao seu coração, ele não a devia pisar com seus pés, nem ela deveria governá-lo como seu líder e cabeça do seu lar, ela deveria ser carregada em seu coração, no trono reservado para ela.
Comp. c/ I Tim. 2:11-13.
Note que os "porquês" vem do Edem sem pecado.
Pontos em destaques para serem considerados:
Por que Eva foi feita um pouco menor do que Adão?
Por que Adão não foi feito um pouco menor do que Eva?
Por que não foram criados ambos da mesma estatura?
Por que Eva não foi criada de uma parte da cabeça de Adão?
Por que mesmo antes do pecado, Eva somente estaria segura ao lado de Adão? Ver. PP. 46:2.
Por que foi Deus que deu nome ( nome pessoal ) ao homem?
Por que foi o homem que deu nome a mulher. Gen. 2:23;3:20.
Por que o homem antes do pecado já era considerado o cabeça das famílias terrestre? Cons.S.Pais e Est.31:2.
Ob.: O quadro acima não significa que a mulher não seja igual ao homem em dignidade, honra e nobreza, o objetivo divino foi estabelecer governos, ministérios, comandos principados, reis rainhas e príncipes, NENHUM ESCRAVO, OU COISA PARECIDA! O regime que já existia no céu Deus estava implantando aqui neste nosso planeta começando pelo Jardim do Edem antes da história do pecado.
Veja DTN 797:4;798:3 e 749:3.
Quando a mulher quis ser a cabeça.
"Eva tinha sido perfeitamente feliz ao lado do esposo, em seu lar Edênico, mas semelhante as inquietas Evas modernas, lisonjeou-se com a esperança de entrar para uma esfera mais elevada do que aquela que Deus lhe designara. Tentando erguer-se acima de sua posição original caiu muito abaixo da mesma. Idêntico resultado será alcançado por todas as que estão indispostas a assumir com bom ânimo os deveres da vida, de acordo com o plano de Deus. Em seus esforços para atingirem posições para as quais Ele não as adaptou, muitas estão deixando vago o lugar em que poderiam ser um bênção. EM SEU DESEJO DE UMA ESFERA MAIS ELEVADA, MUITAS TEM SACRIFICADO A VERDADEIRA DIGNIDADE FEMINIL, E A NOBREZA DE CARÁTER, E DEIXARAM POR FAZER PRECISAMENTE O TRABALHO QUE O CÉU LHES DESIGNOU."
Veja PP 52:4 e51:1.
Evidências e provas diretas bíblicas sobre o ministério da mulher em separado do ministério do homem designados por Deus diretamente e sem a influência das culturas humanas:
Moisés no morte Sinai conversando com Deus. Exd. 19. Note que neste tempo havia no acampamento um profetiza que era irmã de Moisés. Exd.15:20; esta profetiza não acompanhou seu irmão Moisés ao monte para estar face a face conversando com Deus.
Moisés segunda vez no monte. Exd. 24:9-18. Desta vez acompanhado por setenta anciãos (nenhuma anciã ), note que a profetiza Miriam, irmã de Moisés, não subiu ao monte com os anciãos; somente homens. Aqui não cabe o argumento que apresenta os costumes de culturas e outros, porque o povo estava no deserto isolado das sociedades e suas culturas e, no mais, Deus Mesmo fez a seleção dos elementos que deviam compor o quadro de acompanhantes de Moisés, sem incluir nem mesmo uma profetiza que se fazia presente no acampamento. Foi por determinação divina e não as regras das culturas humanas que determinou que e elemento masculino fosse escolhido para certos ministérios na causa de Deus.
Exd. 24:1 e 2.
Funções ministeriais dentro do Santuário.
Dentro do Santuário em aproximadamente, 1500 anos, nunca, veja bem, NUNCA, foi admitida uma mulher, nem mesmo como assistente do sacerdócio e, durante 4000 anos, desde Adão até Jesus, NUNCA se teve noticia de uma sacerdotisa; somente homens em todos os departamentos ministeriais existentes dentro do Santuário. Sumo sacerdotes, sacerdotes e todos da tribos de Levi que serviam e ministravam no Santuário, sempre em todo o tempo, sem exceção, sempre foram elementos masculinos. São milhares de anos nos quais Deus nunca nem de leve deu a mínima evidência de alguma mudança neste sistema. 4000 anos é um tempo bem longo, aliás, muito longo, é mais da metade da existência deste planeta e, se estava nos planos de Deus alguma mudança neste sistema e nesta prioridade para elementos masculinos para o ministério, note bem, se Deus tinha em vista que em algum tempo no futuro admitiria as mulheres no ministério, Ele teria em 4000 anos, pelo menos, admitido uma sacerdotisa dentro do Santuário fazendo expiação no lugar santo pelo menos, ou quem sabe, subindo os degraus do altar de holocaustos no pátio da tenda oferecendo a oferta sacrifical; todavia o que vemos na história e no ensinamento a esse respeito? Nem um til nem um jota desta pretensa mudança, nestes ministérios.
Uma consideração oportuna:
Durante todo estes milhares de anos de ministérios masculinos sacerdotais e sumo sacerdotais, sempre existiram as santas mulheres, tão dignas, santas e honradas como os elementos masculinos que exerciam estes ministério e, em certos tempos, até mesmo muito mais santas e dignas do que ministros e, nunca foram estes corruptos sacerdotes substituídos por uma destas santas e dignas mulheres, POR QUE? O Próprio Cristo que foi gerado, como homem, no ventre de uma mulher, não escolheu nenhuma mulher, nem mesmo Sua mãe, para compor o Seu quadro de doze apóstolos e, mesmo depois que este quadro ficou incompleto, com a falta de Judas, ela não foi escolhida para suprir esta falta e nenhuma das santas mulheres existentes naquela época; POR QUE? Por que somente um homem? .
Veja At. 1:15-16,21-26.
É preciso não deixar de observar que o ministério da mulher do tempo de Cristo e dos apóstolos não era um ministério feminista, como geralmente é, em nosso tempo, aquele ministério em missão, era composto de santas mulheres em suas funções, como mulheres femininas e não feministas.
A mulher tem funções e ministérios de tão altíssima importância neste nosso mundo que é, ao meu ver, o motivo porque Deus sempre quis preservá-la e santificá-la para que exerça estas funções; a presença desta preciosidade incomparável, deste tesouro sem preço, em nosso planeta é comparável a o vaso de alabastro ( Mt. 26:7;Mc. 14:3;Lc.7:37-38 ), quebrado por amor para ungir a Cristo por uma mulher, e que perfumou todo aquele ambiente e ainda perfuma o mundo. O mundo seria outro se a mulher nunca tivesse deixado o seu devido posto de mulher em toda a história, desde o Edem antes do pecado, e durante a história deste pecado; o mundo seria outro se ela nunca tivesse sido tratada como uma escrava pelos homens mas que tivesse sempre sido tratada como uma rainha muito amada e no seu devido lugar de rainha e nunca como um rei, uma rainha em seu trono e nunca como um rei em seu trono. É COMO MULHER-MULHER, que ela detém os poderes femininos e os encantos perfumados que modificam o mundo, mas, como feminista é a pior maldição do mundo, e, isso desde o Edem quando ela quis ser a cabeça e se enveredou pelos caminhos do feminismo.
Do Edem perdido até o Edem restaurado, a mulher-mulher por dentro e por fora.
Na Cidade Eterna, nos seus 12 fundamentos dos seus muros e em suas 12 portas de pérolas gigantes, não existem nomes de mulheres mas apenas de homens, por que? Porque mesmo na Nova Terra, Deus faz questão de preservar as qualidades feminis da mulher, ela não é para ser ostentada em lugares como muros e nem nos fundamentos desta Cidade Eterna, estes lugares são para homens, as mulheres tem lugares muito mais elevados e carinhosos, ou seja, no coração e no trono dos corações destes homens; não haverá casamentos lá, que pena, eu também acho que não, mas elas continuarão perfumando o mundo como vasos de alabastros, não mais quebrados mais inteiros e para sempre; alguém disse que na Nova Terra, não haverá homem nem mulher, serão todos como os anjos; não foi neste sentido que Cristo afirmou que seremos todos como os anjos, é apenas no sentido de que estes não casam, são todos "solteiros."
É uma temeridade muito grande citar Gl. 3:28-29 para sustentar o absurdo de que Deus não faz distinção entre homem e mulher nas relações entre ambos os sexos em um comportamento ético. O verso 28 é claro e não deixa dúvidas de que o assunto não é o relacionamento entre homens e mulheres, E SIM ENTRE ÂMBOS E DEUS, com Cristo, com a graça de Cristo e com a fé. Quando o texto diz que não há macho nem fêmea, também define o sentido desta colocação com a palavra: "NISTO." Vejam bem, a palavra nisto, nisto o que?É só lermos os versículos anteriores ( Contexto do texto )e os capítulos anteriores que se verá que este "nisto" do texto, se refere ao relacionamento entre a alma e Deus e não está se referindo a postura do homem e da mulher. Deus sempre fez distinção entre macho e fêmea e muita. Ele fez esta distinção antes da história do pecado, durante a história do pecado e depois desta história, na Nova Terra, como vimos neste comentário.
Verso para memorizar: O contexto deste texto ( versos 41-43 ), nos autoriza a afirmar que a tradução correta do verso 47, terá que ser: Aquele que muito foi perdoado, amará mais do que aquele que foi perdoado menos. É a bondade e o amor de Deus em nos perdoar que nos faz amá-Lo e nos leva ao arrependimento e não o nosso amor a Deus que O faz nos amar e nos perdoar mais, ou, menos. Comp.c/ Rom. 2:4.
Parte de domingo. Quebrando as regras.
Note bem isto: Quebrando as regras das tradições e preconceitos humanos e "NUNCA" as regras estabelecidas por Deus em Sua Palavra; "Pois tudo o que outrora foi escrito, para o nosso ensino foi escrito... ." Rom. 15:4; ICor. 4:6; Cristo quebrou as tradições e regras que invalidam os mandamentos e regras divinas e não estas regras divinas. Veja Mt. 15:3-9 e João 15:10, note as Suas Palavras: "Eu tenho guardado os mandamentos de Meu Pai."
Nota da pág. 121, último parág. Cristo quebrou as leis relativas ao contacto com mulheres cerimonialmente impuras? Note o seguinte: O aspecto exclusivamente cerimonial destas leis ( se é que existe ) sim, as leis em si mesmas, não, porque nenhum aspecto legal de higiene e saúde, foi quebrado por Cristo, se assim fosse, teríamos que admitir, que as leis de saúde e higiene também foram quebradas por Ele, o que não é verdade; imaginem os senhores, adotar este raciocínio para leis de higiene como Lv. Cap. 11 e demais leis da Toráh ou Pentateuco! O que Cristo quebrou foram as interpretações particulares e tradicionais destas leis e não estas regras instituídas por Ele Próprio. Nenhuma teologia honesta e equilibrada poderia admitir que leis higiênicas e de saúde, seriam em algum tempo postas fora de uso. Na Cruz de Cristo não foi abolida nenhuma lei de caráter higiênica ou de saúde, pois isto seria um contra-senso muito gritante. Nesta caso, a morte de Cristo teria trazido purificação espiritual e contaminação física para o homem. A Crus teria liberado a imundícia e contaminação física do homem. Cristo teria liberado os cuidados e prevenções que devem existir com os contágios decorrentes de enfermidades contagiosas??? Neste caso, e se assim tivesse sido, o cristianismo teria sido o maior fator de epidemias de todos os tempos e, gerações inteiras teriam sido devastadas pelo contágio e contaminação de doenças infecto-contagiosas. Repito que Cristo estava quebrando, não as leis e regras estabelecidas por Ele Próprio, mas as regras estabelecidas pelas tradições e interpretações humanas.
Ob. Nas partes de segunda, terça, quarta e quinta feira, as mulheres citadas como missionárias, nenhuma delas foram ordenadas ao ministério como pastoras ou anciãs de igrejas exercendo cargos de igualdade com os homens e suas funções na igreja de Cristo, este costume começou a existir na igreja, com a grande apostasia que procurou sustentar esta posição alegando que depois da encarnação do Verbo no ventre de uma mulher, todas as diferenças deixaram de existir nestes aspectos, o que é uma grande mentira e, nós temos assimilado grande partes deste vinho da grande Babilônia.
Que muito em breve desapareça deste mundo o machismo e o feminismo e que o cristianismo possa florescer em cada aspecto da nossa vida, que a mulher seja mulher-mulher por dento e por fora para seja o vaso de alabastro de nardo puro perfumando o mundo e que o homem seja homem-homem também com todas as letras maiúsculas e o cultivador destas qualidades insubstituíveis da mulher. Amém!
Por Gilson Nery B. Costa. Espírito Santo do Pinhal.
E-mail gilnery@uol.com.br Tel.19-3651-1987.
Estado de S. Paulo.Brasil.
Classe Universitários
www.oestadio.com/escola.shtml
FONTE: http://www.oestadio.com/escola_NCCcomentario.shtml
~
Postado por Adams Roberto Santos às Sexta-feira, Setembro 05, 2008
Nenhum comentário:
Postar um comentário