sexta-feira, 27 de junho de 2008

ISAIAS 58



CLAMA EM ALTA VOZ,
não te detenhas,
levanta a voz como a trombeta
e anuncia a meu povo
a sua transgressão
e à casa de Jacó,
os seus pecados.
Todavia,
me procuram cada dia,
tomam prazer em saber
os meus caminhos;

como um povo que pratica a justiça

e não deixa o direito
do seu Deus,


perguntam-me
pelos direitos da justiça,

têm prazer em se chegar a Deus,
dizendo:
Por que jejuamos nós,
e tu não atentas para isso?
Por que afligimos a nossa alma,
e tu o não sabes?
Eis que,
no dia em que jejuais,

achais o vosso próprio contentamento
e requereis todo o vosso trabalho.
Eis que,
para contendas e debates,
jejuais
e para dardes punhadas impiamente;

não jejueis como hoje,

para fazer ouvir a vossa voz no alto.
Seria este o jejum que eu escolheria:
que o homem um dia aflija a sua alma,

que incline a cabeça como o junco,
e estenda debaixo de si pano de saco grosseiro
e cinza?

Chamarias tu a isso jejum
e dia aprazível ao SENHOR?

Porventura não é este o jejum que escolhi:
que soltes as ligaduras da impiedade,
que desfaças as ataduras do jugo,
e que deixes livres os quebrantados,
e que despedaces todo o jugo?
Porventura,

não é também que repartas o teu pão com o faminto
e recolhas em casa os pobres desterrados?
E,
vendo o nu, o cubras

e não te escondas daquele que é da tua carne?

- - -


Se desviares o teu pé do sábado,
de fazer a tua vontade no meu santo dia,
e se chamares ao sábado deleitoso

e santo dia do SENHOR
digno de honra,
e se o honrares,

não seguindo os teus caminhos,

nem pretendendo fazer a tua propria vontade,

nem falar as tuas prórias palavras,
então,

te deleitarás no SENHOR,

e te farei cavalgar
sobre as alturas da terra

e te sustentarei
com a herança de Jacó,
teu pai;
porque a boca do SENHOR
o disse.


Isaías 58:1-7,13-14

...

Nenhum comentário: