terça-feira, 17 de junho de 2008

Lutero, o Homem Para seu Tempo

Lutero tremia quando olhava para si mesmo - um só homem opondo-se às mais poderosas forças da Terra. "Quem era eu", escreveu ele, "para opor-me à majestade do papa, perante quem os reis da Terra e o mundo inteiro tremiam? ... Ninguém poderá saber o que meu coração sofreu durante estes primeiros dois anos, e em que desânimo, poderia dizer em que desespero, me submergi." Quando, porém, faltou o apoio humano, olhou para Deus somente. Poderia confiar-se em perfeita segurança àquele braço todo-poderoso.
A um amigo escreveu Lutero: "Teu primeiro dever é começar pela oração ... Nada esperes de teus próprios trabalhos, de tua própria compreenção: confia sómente em Deus, e na influência de seu Espírito."
Eis aqui uma lição de importância para os que sentem que Deus os chamou para apresentar a outros as solenes verdades para esse tempo. No conflito com os poderes do mal, há necessidade de algo mais que o intelecto e a sabedoria humana.

. . .
Entretanto, não foi sem terrível luta consigo mesmo que Lutero se decidiu por uma separação definitiva da igreja: "Oh! quanta dor me causou, posto que eu tivesse as escrituras do meu lado, o justificar a mim mesmo que eu ousaria assumir atitude contra o papa, e tê-lo na conta de anti-cristo! Quantas vezes não fiz a mim mesmo, com amargura, a pergunta que era tão frequente nos lábios dos adeptos do papa: 'Só tu és sábio? Poderão todos os demais estar errados? Como será se , afinal de contas, és tu que te achas errado, e estás a envolver em teu erro tantas almas, que então serão eternamente condenadas?' Era assim que eu lutava comigo mesmo e com Satanás, até que Cristo, por Sua própria e infalível Palavra, me fortaleceu o coração contra estas dúvidas."
Apareceu nova bula, declarando a separação final do reformador, da Igreja Romana, denunciando-o como amaldiçoado do Céu, e incluindo na mesma condenação todos os que recebessem suas doutrinas.
A oposição é o quinhão de todos aqueles a quem Deus emprega para apresentar verdades especialmente aplicáveis a seu tempo. Havia uma verdade presente nos dias de Lutero; há uma verdade presente para a igreja hoje. A verdade, porém, não é mais desejada pela maioria de hoje, do que o era pelos romanistas que se opunham a Lutero. Os que apresentam a verdade para esse tempo não devem esperar ser recebidos com mais favor do que o foram os primeiros reformadores. A grande controvérsia entre a verdade e o erro, entre Cristo e Satanás, há de aumentar em intensidade até ao final da história deste mundo (ver João 15:19 e 20; Lucas 6:26).

. . .

SOMOS RESPONSÁVEIS PELA LUZ ADICIONAL DA PALAVRA DE DEUS, QUE BRILHA SOBRE NÓS HOJE.

. . .

QUANDO SE ACHAM ENVOLVIDOS INTERESSES ETERNOS, DEUS NÃO QUER QUE O HOMEM SE SUBMETA AO HOMEM, POIS TAL SUBMISSÃO EM ASSUNTOS ESPIRITUAIS É VERDADEIRO CULTO, E ESTE DEVE SER PRESTADO UNICAMENTE AO CRIADOR."

. . .

DEUS RETIRARA SEU SERVO DO CENÁRIO DA VIDA PÚBLICA. NA SOLIDÃO E OBSCURIDADE DE SEU RETIRO NA MONTANHA, LUTERO FOI REMOVIDO DO APOIO TERRESTRE E EXCLUÍDO DOS LOUVORES HUMANOS. FOI DESTA MANEIRA SALVO DO ORGULHO E CONFIANÇA PRÓPRIA, TANTAS VEZES DETERMINADOS PELO ÊXITO.

AO EXULTAREM OS HOMENS NA LIBERTAÇÃO QUE A VERDADE LHES TRAZ, SATANÁS PROCURA DESVIAR DE DEUS OS SEUS PENSAMENTOS E AFEIÇÕES, E FIXÁ-LOS NOS FATORES HUMANOS, DE MODO A HONRAR O INSTRUMENTO E IGNORAR A MÃO QUE DIRIGE OS ACONTECIMENTOS DA PROVIDÊNCIA.

COM DEMASIADA FREQUÊNCIA OS LÍDERES RELIGIOSOS QUE ASSIM SÃO LOUVADOS ACABAM POR CONFIAR EM SI MESMOS. O POVO É LEVADO A OLHAR PARA ELES EM BUSCA DE ORIENTAÇÃO, EM VEZ DE ESPERÁ-LA DA PALAVRA DE DEUS. DESTE PERIGO DEUS HAVERIA DE GUARDAR A REFORMA. OS OLHARES DOS HOMENS HAVIAM-SE VOLTADO PARA LUTERO COMO O EXPOSITOR DA VERDADE; ELE FOI REMOVIDO PARA QUE TODOS OS OLHARES PUDESSEM DIRIGIR-SE AO SEMPITERNO AUTOR DA VERDADE.



Fonte: livro O Grande Conflito - Ellen G. White

Nenhum comentário: