quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Uma resposta


POR QUE DEUS DIRIGIU-SE DAQUELA MANEIRA À MOISÉS?

.
Não consigo entender Deuteronômio 3:26. Por que Deus dirigiu-se daquela maneira à Moisés?

.
Deuteronômio 3:26 diz:

"Porém o SENHOR

indignou-se muito contra mim,

por vossa causa, e não me ouviu;

antes, me disse:

Basta! Não me fales mais nisto".

.


Deus falou desta forma com Moisés porque o profeta já havia 'excedido o limite' (a frase tem este sentido no hebraico), ou seja, insistido demais em algo que Deus já havia decidido.
Moisés não entrou em Canaã devido à conseqüência de seu pecado. Qual? Em 'exaltar-se a si mesmo (verso 10 - 'faremos sair água dessa rocha...' ) e ferir a 'rocha' na ocasião em que o povo de Israel estava em Meribá, reclamando por falta de água (Números 20:2-13).
Deus havia dito para Moisés 'falar à rocha' (v. 8) e não 'bater nela'.
Sendo que Moisés, em um momento de ira contra o povo, desobedeceu a Deus, colheu uma conseqüência: não entrar na terra.
Um detalhe muito importante a ressaltar e que nos ajudará a entender a resposta de Deus a Moisés em Deuteronômio 3:26, é o fato de Deus 'ter tido uma plano maravilhoso para a vida dele'.
Conquanto Moisés não entrasse na terra prometida, Deus já havia planejado ressuscitá-lo e levá-lo ao Céu (certo é que se Moisés não houvesse cometido tais pecados, poderia também ter entrado na terra prometida e ido para o Céu depois).
Ao insistir demasiadamente com Deus, Moisés não estava demonstrando fé no Salvador, de que Ele iria fazer o que fosse melhor para ele; assim, Deus repreendeu Seu filho que continuava a duvidar dEle.
Hoje também duvidamos de Deus em muitas coisas... só cremos naquilo que vemos... este história é uma lição para nós de que devemos aceitar a vontade de Deus e acreditar que Ele nunca fará algo de modo a nos prejudicar; Ele sempre visualiza o futuro, a fim de que não sejamos abençoados apenas no presente.
Moisés não entrou na terra prometida: morreu, mas em seguida foi ressuscitado e levado ao Céu (Deuteronômio 34:5 e 6; Mateus 17:3; Judas 9).
Outros ensinos que podemos extrair é que 'nem tudo aquilo que queremos é o melhor para nossa vida' e 'apesar de Deus perdoar os nossos pecados em transgredir suas leis, inclusive as leis naturais, a natureza não nos perdoa; iremos colher as conseqüências' (cf. Gálatas 6:7).


FONTE: http://www.novotempo.org.br/radio/interno.asp?ARS=vocepergunta_perguntasok&VCP_Codigo=00000842

.
Postado por Adams Roberto Santos às Quarta-feira, Agosto 20, 2008

.

Nenhum comentário: