domingo, 23 de março de 2008

O PEREGRINO II

A VIAGEM DO CRISTÃO À CIDADE CELESTIAL
...
Vendo-se abandonado por Obstinado e Flexível, prossegue Cristão a sua viagem. O Pântano da Desconfiança.
...

Cristão deitou a correr na direção que lhe havia sido indicada; mas a mulher e os filhos, ao verem-no fugir, seguiram atrás dele, suplicando que voltasse para casa. Cristão não lhes deu ouvidos ... e gritava em altas vozes: "Vida, vida, vida eterna" (Lc 14:26)*. E, sem olhar pra trás (Gn 19:17)*, II Co 4:18*), continuou ... Acudiram também os seus vizinhos (Jr 20:10)*. ... Entre estes últimos havia dois que estavam resolvidos a ir agarrá-lo e trazê-lo à força para casa. Chamavam-se estes Obstinado e Flexível. ...

CRISTÃO: - Que pretendeis de mim?

OBSTINADO E FLEXIVEL: - Queremos que voltes conosco.

CRIS... - É impossivel. A cidade em que habitais, e onde eu também nasci, é a cidade da Destruição. Se lá morrerdes, sereis .... . Eia, pois, vizinhos, tomai bom ânimo e vinde comigo.

OBST... - Que dizes? Havemos de deixar os nossos amigos e as nossas comodidades?

CRIS... - Certamente, amigo, porque tudo isso nada é, em comparação com a mais diminuta parte do que eu procuro gozar (Rm 8:18)*. Se me acompanhardes, gozareis de tudo isso juntamente comigo, porque no lugar para onde me dirijo há muito, e para todos (Lc 15.17)*. Vinde, e tereis a prova.

OBST... - Mas que coisas são essas que procuras em troca das quais abandonas tudo o que há no mundo?

CRIS...- Procuro uma herança incorruptível, que não pode contaminar-se nem murchar (IPe 1.4)*, reservada com segurança no céu (Hb 11.16)*, para ser dada, no devido tempo, aos que a buscam diligentemente. Assim o declara o meu livro; lede, se quereis, e convencer-vos da verdade.

...

...

FLEXÍVEL : - Nada de injúrias. Se o que ele diz é verdade ... Diz-me o coração que está ele muitíssimo certo no que afirma, e eu me sinto inclinado a acompanhá-lo.

OBST...- Então, enlouqueceste também? ...

CRIS...- Deixa-o falar, amigo Flexível; acompanha-me e terás não só a prova do que já te disse ... Se duvidas da minha palavra , lê este livro; daquele que é seu Autor ( Hb 9.17-21 ).

FLEX...- Amigo Obstinado, a minha resolução está tomada; vou acompanhar este homem e unir a minha sorte à sua.

. . .

. . .

E ambos se puseram a caminho. Obstinado voltou sozinho para a cidade, censurando os erros e as fantasias dos dois vizinhos. Eles continuaram a caminhar ... e conversavam nestes termos:

CRIS...- Amigo Flexível, ... Se o pobre Obstinado sentisse, como eu, o poder e o terror do invisível, e a grandeza das coisas que nos esperam, por certo não se teria apartado de nós tão levianamente.

. . .

. . .

CRIS...- Entraremos na posse de um reino que não terá fim e seremos dotados de vida eterna ... ( Is 65.17* , Jo 10.27-29* ). Ser-nos-ão dadas coroas de glória, e vestidos tão resplandecentes como o sol no firmamento ( II Tm 4.8*, Ap 22.5*, Mt 13.43* ). Não haverá ali pranto nem dor ( Is 25.8* , Ap 7.16-17 e 21.4 *) ...

. . .

CRIS...- Estaremos com os querubins e serafins ( Is 6.2, Ts 4.16-17*, Ap 5.11 ), criaturas cujo brilho nos deslumbrará; também encontraremos milhares e milhares que para ali foram antes de nós, todos inocentes amáveis e santos, ... o homem a quem o mundo esquartejou, outros que foram queimados ...ou devorados pelas feras ... por amor do príncipe daquele reino; vivendo todos felizes, revestidos da imortalidade (Jo 12.25*, II Co 5. 2,3,5*).

FLEX...- A simples descrição arrebata-me de entusiasmo. ... Que faremos para conseguir partilhar deles? **

CRIS...- O Senhor do reino declara neste livro ( Is 55.1-2*, Jo 4.37 e 7.37*; Ap 16.6, 22.17 *) quais são os requisitos ... " Se verdadeiramente os desejamos, Ele no-los concederá de graça".

FLEX...- ... apressemos o passo.

CRIS...- Infelizmente não posso andar tão depressa como desejo porque este fardo que tenho às costas é pesadíssimo.

Conversavam ambos nestes termos, quando os vi chegar à beira de um lodoso pântano, que havia no meio da planície, onde ambos caíram por não o terem visto, entretidos como iam na conversa. Era o Pântano da Desconfiança ...

...

...

_ Então, replicou Flexível, esta é a felicidde de que tens estado a falar? ...

... Logo que se viu fora do perigo , deitou a correr na direção de sua casa, e Cristão não mais tornou a vê-lo.

Entretanto, debatia-se Cristão no meio do lodo, diligenciando por chegar à margem oposta; mas o pesado fardo, que transportava, embaraçava-o sobremaneira e ele teria irremedialvelmente perecido, se não tivesse chegado ali, muito a propósito, um sujeito chamado Auxílio***, ...

AUXÍLIO: - Vamos. Dá-me tua mão.

Cristão viu os céus abertos. Apoderou-se da mão de Auxílio, saiu daquele terrível lugar, e, uma vez em terreno firme, continuou o seu caminho, conforme o seu libertador lhe havia indicado.

Acerquei-me então de Auxílio, e perguntei-lhe: _ Ora, ... por que não mandam arranjar este lugar com mais decência para comodidade dos pobres caminhantes?

_ É impossível, respondeu ele; este é o lodaçal para onde afluem as fezes e imundícies dos que se dirigem para a convicção do pecado ... Quando o pecador desperta no conhecimento das suas culpas e do seu estado de perdição, surgem em sua alma dúvidas, temores, apreensões desconsoladoras que se ajuntam e se condensam neste lugar. ... É incalculável o número de carros e os milhões de saudáveis lições que para ali tem sido enviados ... Mas, apesar da opinião dos entendidos que asseveram ser estes os melhores materiais para a obra do almejado saneamento moral, ainda não foi possível realizá-lo, nem o será para o futuro. O Pântano existe e continuará a existir! ... Por ordem do Legislador, foram colocadas no meio do Pântano umas pedras fortes e sólidas, por onde se possa passar mais facilmente; mas, quando o lodaçal se agita, o que sempre acontece nas mudanças de tempo, exala miasmas que sufocam os viajantes, e estes, não vendo as pedras, caem no atoleiro. O que lhes vale é que, quando conseguem alcançar a porta, já encontram terreno bom e firme.

Depois vi que Flexível chegava à sua casa ... sentiu-se abatido e envergonhado, mas pouco depois, achava-se senhor de si, e então, todos em coro escarneciam de Cristão, na sua ausência.

E assim sendo, creio que não tornarei a falar mais de Flexível.

. . .

Fonte: Livro O PEREGRINO - de John Bunyan - Capítulo II

* Lc 14.26 _ "Se alguém vier a mim e não aborrecer a seu pai, e mãe, e mulher e filhos, e irmãos, e ainda também a sua propria vida, não pode ser meu discípulo."

*Gn 17.19 _ "Será que vou esconder o Meu plano a Abraão?" Perguntou o Senhor (hoje, Ele também continua revelando a nós tudo o que vai fazer... - nós é que muitas vezes não queremos saber ... ou pior, não acreditamos ...)

*II Co 4.18 _ "... não atentando nós nas coisas que se vêem; mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas."

*Jr 20.10 _ " Por todos os lados, gente me ameaça, ... até os meus amigos íntimos ..."

*Rm 8.18 _ "Tudo aquilo que sofremos agora é insignificante se compararmos com a glória que Ele nos dará mais tarde."

*Lc 15.17 _ "... lá em casa até os empregados tem comida de sobra ..."

*I Pe 1.4 _ "E Deus reservou para seus filhos o dom inestimável da vida eterna; este dom está guardado no céu para vocês, puro e imaculado, sem perigo de sofrer alteração ou de estragar-se."

*Hb 11.16 _ "Mas não quizeram. Eles estavam vivendo para o céu. E agora Deus não se envergonha de ser chamado seu Deus, pois fez uma cidade celestial para eles."

*Is 65.17 _ "Eu estou criando novos céus e nova terra -- tão maravilhosos que ninguém se lembrará da terra e do céu que existem hoje."

*Jo 10.27-29 _ "Minhas ovelhas reconhecem a minha voz e ... Eu lhes dou a vida eterna ... porque meu Pai me deu todas elas ..."

*II Tm 4.8 _ " Lá no céu me espera uma coroa ... "

*Ap 22.5 _ "E ali não haverá noite - nenhuma necessidade de lâmpada ou de sol - porque o Senhor Deus será a luz deles; e eles reinarão para todo o sempre."

*Mt 13.43 _ "Então os piedosos brilharão como o sol no reino do Pai deles."

*Is 25.8 _ "Ele vai por um fim à morte,para sempre. Assim o Senhor Deus vai enxugar todas as lágrimas de todos os rostos ..."

*Ap 21.4 _ "Ele enxugará todas as lágrimas dos olhos deles, e não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor. Tudo isso passou para sempre."

*I Ts 4.16-17 _ "Pois o próprio Senhor descerá do céu com um potente clamor, com o vibrante brado do arcanjo e ... . E os cristãos que estão mortos serão os primeiros a levantar-se para irem ao encontro do Senhor. Então nós, os que ainda estivermos vivos e restarmos na terra, seremos arrebatados até eles nas nuvens, a fim de nos encontrarmos com o Senhor nos ares e ficarmos com Ele para sempre."

*Jo 12.25 _ "Se amarem a sua vida aqui embaixo - vocês perderão a vida real. Se desprezarem a sua vida aqui embaixo - vocês trocarão esta vida pela glória eterna."

*II Co 5.2, 3, 5 _ " Como vamos ficando cada vez mais cansados deste corpo atual! Eis por que esperamos esperamos com ansiedade o dia quando teremos um corpo celestial, ... Porque nós não seremos espíritos sem corpo. Isso é o que Deus preparou para nós, e, como garantia, Ele nos deu o seu Espírito Santo."

*Is 55.1-2 _ "Venham, todos vocês que estão sofrendo de sede, venham beber! E vocês que não tem dinheiro, venham comprar de graça vinho e leite! ... Por que vocês vivem gastando seu dinheiro, se esforçando à toa para comprar coisas que não matam a fome? Ouçam o que Eu digo, e vocês poderão comer comidas deliciosas para alimentar suas almas!"

*Jo 7.37 _ "... Jesus disse ao povo: "Se alguém está com sede, venha a Mim e beba."

*Ap 22.17 _"O Espírito e a noiva dizem: 'Venha'. Que cada um que os ouve diga o mesmo 'Venha'. Que aquele que tem sede venha - todo aquele que quiser; que venha beber de graça da Água da Vida."

** NÃO É POR OBRAS - É DE GRAÇA - É POR FÉ ... Quando Deus vê o querer genuino, Ele concede a fé! A FÉ NÃO É NOSSA - É DOM DE DEUS !

*** Flexível não tem o "fardo", A REVELAÇÂO, desiste facilmente.

**** Auxílio _ quando caimos, Deus nos manda "o auxílio" a seu tempo.

.

.

.

Nenhum comentário: