terça-feira, 8 de julho de 2008

AS MUDANÇAS DA VIDA



Estudo Dirigido


TEMA 3 – TENHO VALOR
AS MUDANÇAS DA VIDA


É fácil entrelaçar os galhos de uma roseira jovem ao redor de uma treliça. É possível retorcê-los de uma maneira que quebraria uma roseira mais velha.
A água bate com força numa encosta rochosa, volta para o mar e arremete-se contra as pedras novamente. Um navio que bate contra o mesmo penedo tem um destino diferente.
Muitas pesquisas têm sido realizadas para criar estruturas que sejam capazes de oscilar ao vento, absorver os tremores da terra, e expandir e contrair-se como reação ao calor e ao frio, e, ainda assim, suportar grandes pesos.Isso mostra que há outro requisito para lidarmos com as mudanças: adaptabilidade. Leia Filipenses 4:11,12.
Confiança no poder de Deus deu a Paulo a habilidade de adaptar-se às novas situações ao invés de submergir sob a pressão das mudanças.
Um pedaço de cera fria pode se quebrar, mas um pedaço aquecido pode ser modelado. É interessante como o calor parece afetar de tantas maneiras diferentes.
Em química, o calor faz com que as moléculas se movimentem mais. O elo que as mantém ligadas desprende-se, e coisas novas e interessantes podem acontecer. Se ampliarmos essa idéia aos seres humanos, poderemos chegar à conclusão de que o calor de uma nova experiência tende a fazer com que nos desliguemos dos velhos padrões de comportamento com os quais estávamos acostumados.
Precisamos dessa flexibilidade para reagir a novas experiências com novos padrões de pensamento e comportamento.
Em países onde a neve no inverno, a primavera é um momento de mudança. As plantas renascem e há um cheiro novo no ar. Gostamos desse tipo de mudança.
Deus também gosta da variedade. O céu nunca é o mesmo. Cada criatura é única, mesmo entre outras de sua própria espécie. Até as estações são variadas.
Deus gosta de cor, som, movimento, cada detalhe da vida. Afinal, Ele fez tudo.Então, o que há de errado em ter roupas espalhafatosas e carros e tudo o que o moderno estilo de vida pode oferecer? Festas, divertimento, shows radicais – existe algum problema em desfrutar tudo o que a vida tem a nos oferecer? Leia Oséias 13:4-6. Qual é o risco de desfrutar até as boas coisas que Deus nos dá?
Para que Deus possa tornar-nos úteis, precisamos deixá-Lo transformar-nos, como o oleiro forma um
vaso de barro. Temos que nos manter maleáveis e flexíveis em Suas mãos. Isto requer confiança.
A confiança permite que aceitemos muitas novas situações e acreditemos que Deus pode realizar Sua vontade através de qualquer coisa que aconteça conosco. Se nos adaptarmos a essas novas situações, começaremos a ver Deus operando de maneiras que nunca sonhamos serem possíveis.


Sempre encontraremos desafios em nossa vida que exigirão mudanças e adaptação. Podemos ter que nos mudar, podemos perder um pai, ou assistir, impotentes à desintegração de nossa família. Podemos ter problemas com nossos amigos e dificuldades para tomar decisões para o futuro. Mas a confiança em Deus nos dará força para acreditar que Ele ainda está atuando para que sejamos felizes, embora possamos não entender como Ele resolverá tudo.


Se temos dúvidas a respeito de algum novo hábito em nossa vida, e aonde ele está nos levando, podemos verificar como o mesmo afeta nosso relacionamento com Deus. Tudo que tem a ver com nossas escolhas de entretenimento, amizades e objetivos de vida deveria estar

centralizado nEle.

-~-~-~-
FONTE: http://www.bibliaonline.net/estudos/?acao=frame&estudo=006
Postado por Adams Roberto Santos

"Eu sou o único Deus, o seu Senhor desde que vocês foram tirados por Mim da terra do Egito. Vocês não tem outro Deus além de Mim, porque não existe outro Salvador. Eu tomei conta de vocês no deserto, naquela terra seca, sem vida. Mas quando vocês receberam a terra prometida, comeram e ficaram satisfeitos, então se tornaram orgulhosos e Me esqueceram!"

Oséias 13:4-6 (BV)

Nenhum comentário: