segunda-feira, 7 de julho de 2008

Para meditar


Jeremias 5


¹ Suba e desça pelas ruas de Jerusalém, ande por toda a cidade! Procure em cada praça, para ver se há pelo menos uma pessoa sincera e honesta! E, se houver uma, uma só, Eu perdoarei a cidade e não a destruirei!

² Mesmo quando juram pelo nome do Senhor, o Deus Vivo, eles mentem.

³ Ah, Senhor, a única coisa que O deixa satisfeito é a verdade! Bem que o Senhor tentou ensinar isso ao povo, castigando-o, mas ninguém se emendou! O Senhor os destruiu mas eles não aproveitaram a sua correção; continuaram teimando em cometer os mesmos pecados, e não se arrependeram.

4 Mas eu pensei comigo mesmo: "O que se pode esperar dos pobres e ignorantes? Eles não conhecem os caminhos do Senhor, e não sabem obedecer às leis de Deus!"

5 Vou procurar os líderes, as pessoas importantes, e falarei com eles. Com certeza conhecem a vontade do Senhor, e sabem que Deus julga o pecado. Mas os ricos e poderosos também não queriam obedecer a Deus, e se revoltaram contra Ele.

6 Por causa disso, serão castigados pelo "leão da floresta"; os "lobos do deserto" cairão sobre eles, e um "leopardo" ficará escondido junto às suas cidades; quem sair, será feito em pedaços. Isso vai acontecer por causa de seus muitos pecados; eles me desobedeceram muitas e muitas vezes.

7 Vocês acham que, vendo isso, Eu ainda poderia perdoar? Os jovens Me abandonam e adoram ídolos que não são deuses. Eu dei de comer ao meu povo; quando já estavam satisfeitos, cometeram adultério a torto e a direito, reunindo-se em casas de prostituição.

8 São belos cavalos, bem alimentados e cheios de desejos, cada um relinchando para a companheira do outro.

9 Não devo castigá-los por isso, mandando minha vingança sobre tal nação?

10 Subam aos terraços onde estão plantadas, e destruam as parreiras! Mas deixem viver algumas. Arranquem os ramos de cada videira, pois não pertencem ao Senhor.

11 Pois os povos de Israel e Judá Me traíram de maneira horrível, diz o Senhor.

. . .

14 Por isso, o Senhor me disse o seguinte: Já que esse povo zomba dos meus profetas, Eu vou transformar em fogo as palavras que falei através de você; ... eles serão destruídos quando as profecias forem cumpridas.

. . .

18 Mas, mesmo quando tudo isso acontecer, Eu não vou destruir todos vocês. O Senhor promete isso.

19 Quando o seu povo perguntar: "Por que o Senhor fez tudo isso conosco?", você deve responder: "Vocês abandonaram o Senhor e se entregaram aos deuses estrangeiros, ...

. . .

21 Escute bem, povo louco e ignorante _ gente que tem olhos mas não vê, que tem ouvidos mas não ouve _

22 será que vocês não têm um pingo de respeito por Mîm? Pergunta o Senhor. Será possível vocês não tremerem de medo na minha presença? Eu fiz as praias para serem o limite do mar, um limite eterno, que ele nunca vai vencer; mesmo que as ondas se levantem e o mar fique muito bravo, dali não passará!

23,24 Mas o coração do meu povo é tão mau, tão rebelde, que eles Me abandonaram. Foram além do limite e se entregaram à adoração de imagens. Eles nem pensam mais em Me adorar, embora Eu sempre lhes dê as chuvas da primavera e do outono, e ano após ano mande a colheita na data certa.

25 Por isso, Eu vou tirar de suas mãos todas essas bênçãos maravilhosas, por causa dos pecados e maldades que eles cometeram.

26 No meio do meu povo existem homens perversos;

. . .

30 Está acontecendo uma coisa horrível, impossível de acreditar, nessa terra:

31 os sacerdotes enganam o povo com as palavras mentirosas dos falsos profetas, E O MEU POVO FICA FELIZ COM ISSO! Mas o que vocês vão fazer quando o castigo de todos esses pecados chegar?

Fonte: Bíblia Viva - Editora Mundo Cristão


-~-~-~

Mateus 25:1-13


¹ Jesus disse:_ Naquele dia o Reino do céu será como dez moças que pegaram as suas lamparinas e sairam para se encontrar com o noivo.

² Cinco eram sem juízo, e cinco eram ajuizadas.

³ As moças sem juízo pegaram as suas lamparinas, mas não pegaram óleo de reserva.

4 As ajuizadas levaram vasilhas com óleo para suas lamparinas.

5 Como o noivo estava demortando, as dez moças começaram a cochilar e pegaram no sono.

6 _ À meia-noite se ouviu um grito: "O noivo est´=a chegando! Venham se encontrar com ele!"

7 _ Então as dez moças acordaram e acenderam suas lamparinas.

8 Aí as moças sem juízo disseram às outras: "Dêem um pouco de óleo para nós, pois as nossas lamparinas estão se apagando."

9 _ "De jeito nenhum", responderam as moças ajuizadas. "O óleo que nós temos não dá para nós e para vocês. Se vocês querem óleo, vão comprar!"

10 _ Então as moças sem juízo saíram para comprar óleo, e, enquanto estavam fora, o noivo chegou. As cinco moças que estavam com as lamparinas prontas entraram com ele para a festa do casamento, e a porta foi trancada.

¹¹ _ Mais tarde as outras chegaram e começaram a gritar: "Senhor, senhor, nos deixe entrar!"

¹² _ O noivo respondeu: "Eu afirmo a vocês que isto é verdade: eu não sei quem são vocês!"

¹³ E Jesus terminou, dizendo:

_ Portanto, fiquem vigiando porque vocês não sabem qual será o dia e a hora.


Fonte: Bíblia Sagrada - Nova Tradução na Linguagem de Hoje



-~-~-~



Apocalipse 3 : 14-22

Sétima carta, à igreja de Laodicéia*

14 Escreva esta carta ao líder da igreja de Laodicéia:

Esta mensagem vem daquele que permanece firme, a Testemunha fiel e verdadeira ( de tudo o que é, ou foi, ou será em qualquer tempo), a fonte primitiva da criação de Deus:

15 Eu o conheço bem _ você nem é quente nem frio; eu desejaria que você fosse ou uma coisa ou outra!

16 Porém já que você é meramente morno*, eu o cuspirei para fora da minha boca!

17 Você diz: "Eu sou rico, tenho tudo o que necessito; não preciso de coisa nenhuma". E não percebe que espiritualmenta você é um desgraçado, um miserável, um pobre, cego e um nu.

18 O meu conselho a você é que compre de mim ouro puro, ouro purificado pelo fogo _ só então você será verdadeiramente rico. E que adquira de mim vestes brancas, limpas e puras, para que não fique nu e envergonhado; e que obtenha de mim remédio para curar os seus olhos e devolver-lhe a sua vista.

19 Eu corrijo e castigo constantemente todo aquele a quem amo; portanto, devo castigá-lo, a menos que você abandone a sua indiferença e se torne um entusiasta das coisas de Deus.

20 Atenção! Eu tenho permanecido à porta e estou batendo constantemente. Se alguém me ouvir chamá-lo e abrir a porta, eu entrarei e farei companhia a ele, e ele a mim.

21 Permitirei que cada um que vencer se sente ao meu lado no meu trono, tal como eu ocupei o meu lugar com o meu Pai no trono dEle quando me tornei vencedor.

22 Que aqueles que podem ouvir, ouçam o que o Espírito está dizendo às igrejas".



Fonte: Bíblia Viva - Editora Mundo Cristão


Nota:


* Igreja morna = transige com o mundo e, em comportamento, se assemelha à sociedade ímpia ao seu redor; professa o cristianismo, mas, na realidade, é espiritualmente "desgraçada e miserável". Nesta era de igreja morna, firmes são as promessas de Cristo às igrejas vencedoras.


.~.~.~.



Nenhum comentário: