sexta-feira, 11 de julho de 2008

Não viva no passado, olhe para o futuro


Rute 1.20


Não viva no passado, olhe para o futuro


"Não me chamem de Noemi, a Feliz. Chamem de Mara, a Amargurada, porque o Deus Todo-Poderoso me deu muita amargura." (Rute 1.20)



Quando uma pessoa permite que a amargura tome conta do seu coração, ela passa a viver no passado e não consegue perceber a provisão, a proteção, a presença e o poder de Deus no presente e as possibilidades que ele reserva para o futuro.


Noemi, sogra de Rute, sofreu muitas perdas em sua vida. Contudo, apesar disso, ela tinha motivos para louvar a Deus: o Senhor lhe providenciou uma nora leal e amorosa; a fome já não castigava sua terra natal, e ela pôde voltar ao convívio de seus amigos. Somando-se a isso, Noemi recebeu a proteção de Boaz, que era seu parente e não permitiu que nada lhe faltasse. Ela também experimentou a presença constante de Deus ao seu lado. Ele modificou as circuntâncias que a afligiam, a presenteou com uma criança para acalentar na sua velhice e a favoreceu com a dedicação de Boaz, que se tornou seu "resgatador" (Rute 4.14-15).


Hoje, nós também temos a alegria de ter o Senhor Jesus como nosso "resgatador". É ele quem providencia o que necessitamos e nos protege com sua presença amorosa e fiel. Não podemos permitir que a amargura prejudique nossa convivência com Cristo.

A amargura é um sentimento que obscurece nossa visão da realidade e suga nossa esperança no futuro, contaminando até mesmo nossos relacionamentos familiares, de amizade e com o Senhor (Hebreus 12.15).

Não podemos esquecer que o futuro é tão belo quanto as promessas de Deus.


Judith


Fonte: Bíblia da Família - Estudos de Jaime e Judith Kemp - Sociedade Bíblica do Brasil

Nenhum comentário: