quarta-feira, 30 de julho de 2008

Vida eterna ... HOJE! - Parte 1

Tópicos: . . .

. . .
Se nos voltarmos à Bíblia, encontraremos nela a revelação de que a vida eterna é a vida de Deus, a qual foi corporificada em Cristo. Além disso, A Bíblia mostra que a vida eterna pode (e deve!) ser experimentada hoje, que essa é a vida pela qual os cristãos devem viver a fim de expressar Deus. A vida eterna não é etérea e distante, antes, é presente, prática e muito desfrutável. Sem dúvida, uma das mais sérias carências entre o povo de Deus hoje é não desfrutar plenamente, desde agora, a vida eterna que cada um recebeu no momento da regeneração.
. . .

. . ., João, em seu Evangelho, diz que crer não apenas nos salva, mas dá-nos a vida de Deus (Jo 5.26; 10.10a), introduz-nos em uma união orgânica com Ele. Crer faz com que a vida eterna de Deus seja dispensada a nós, e podemos experimentá-la não somente no futuro, mas desde hoje.

. . .

Se quisermos ajudar alguém a tocar na vida divina, temos de, primeiramente, estar desfrutando-a. É necessário o trabalhar do Espírito para que sejamos cheios da vida eterna.

. . .

. . . , João tinha uma característica muito positiva: ele seguia o Senhor de perto. Se estamos insatisfeitos com nossa situação espiritual, se desejamos realmente mudá-la, em lugar de abandonar tudo, temos de seguir de perto o Senhor e Sua Palavra. Temos de participar ativamente das reuniões da igreja, fazer anotações das mensagens que ouvimos, ler bons livros espirituais, ler a Palavra, temos de, a todo tempo e enquanto fazemos qualquer coisa, usar nosso espírito. Assim, o Senhor poderá trabalhar em nós. Ninguém pense que é um caso sem solução: a Palavra, o Espírito e a vida podem transformar-nos. João é um claro exemplo disso. Portanto, há esperança para nós.

. . .

Nos momentos alegres, de "bençãos", é-nos fácil querer seguir o Senhor, mas nos momentos difíceis, de provação e sofrimento, facilmente pensamos em desistir do Senhor. João permaneceu perto de Jesus no Seu momento de maior sofrimento, que foi a crucificação (19.25,26). O resultado disso é que ele viu o que, provavelmente, ninguém mais tenha visto.


João viu que, após Jesus ser ferido por uma lança, saiu-Lhe do lado sangue e água (vs. 34, 35). O sangue está relacionado com a redenção . . .

. . .

. . . Na verdade, quando viu, ele não entendeu o significado daquilo. Mas depois que a vida divina trabalhou nele e o transformou, ele pôde dar seu testemunho (Jo 19.35). João creu e experimentou a libertação do pecado por meio do sangue e desfrutou da vida divina representada pela água; por isso, ele testifica do que viu para que nós também creiamos e tenhamos a mesma experiência.


Vamos fazer uma aplicação do sangue e da água à nossa vida prática cristã, quer seja no ambiente das reuniões, da vida familiar ou da vida social. Veremos que nosso alvo deve ser sempre desfrutar a água, desfrutar a vida eterna, ganhá-la mais, a fim de viver por meio dela.

Por exemplo, nas reuniões da igreja, um irmão apenas assiste, não usa o espírito, critica os outros e só pensa no que vai fazer depois da reunião; outro, crê, desfruta, anota, a palavra ministrada, participa, ora e canta fervorosamente. ... o segundo está vendo a água, está vendo ali uma oportunidade de receber mais da vida divina, de ser mais transfomado por ela.

. . .

Temos sempre duas opções: podemos aproveitar as situações como oportunidades para ganhar mais da vida divina ou permanecer apenas murmurando e queixando-nos das dificuldades. Todas as situações que nos ocorrem são preparadas e permitidas por Deus com o propósito de que vejamos a água constantemente fluindo. A decisão de desfrutar ou não da vida divina é nossa.

. . .

. . . , João registrou, tanto no Evangelho como em Apocalipse, outro aspecto do Cordeiro: o Cordeiro de Deus para ser seguido (Jo 1.36, 37; Ap 14.4).

. . .

Como podemos seguir o Senhor? Em Mateus 16.24 vemos a maneira: negando a nós mesmos e tomando a cruz. Qual é o maior impedimento para seguirmos o Senhor? Não é o mundo nem Satanás; na verdade, o maior impedimento somos nós mesmos, nossa vida da alma, nosso ego, nosso amor próprio, nossas opiniões, nossa justiça própria. Facilmente colocamos nas situações ou nas pessoas ao nosso redor a culpa de não sermos mais fiéis ao Senhor, mas, na verdade, a única culpa e o único problema somos nós mesmos.

Para seguir o Senhor, precisamos apegar-nos a Ele. Não nos apeguemos às nossas opiniões, conceitos, realizações espirituais ou ao conhecimento bíblico, pois, se o fizermos, corremos o grande risco de não prosseguir na vida espiritual. Fazer isso é como alguém que, em lugar de abastecer o carro com gasolina, coloca-a em vários galões e os amarra sobre o carro. Todos verão que o carro tem combustível, porém ele está fora do carro, não está aplicado ao carro. Algo semelhante ocorre com a Palavra de Deus: se ela não for aplicada à nossa experiência, se ela não se misturar conosco, tornando-se parte de nós, será apenas peso morto, apenas um fardo. O combustível tem de estar dentro de nós. Não nos apeguemos a nada mais a não ser o próprio Senhor! ...

"Ó Senhor Jesus, não quero apegar-me a nada além de Ti. Rejeito meu conhecimento bíblico, meu tempo de vida cristã, minha participação nas reuniões, se isso estiver roubando o lugar do Senhor em minha vida e se eu estiver confiando nisso e não em Ti. Senhor, quero esvaziar-me de tudo o que não seja Tu mesmo em mim."

Desse modo, permitiremos que a Palavra de Deus trabalhe em nós e Sua vida em nós cresça.


*-*-*

Fonte: Livro - A vida eterna ... hoje! - Editora Árvore da vida

Nenhum comentário: