terça-feira, 29 de julho de 2008

HOJE



Amós 2

v 4 O SENHOR diz:

_ O povo de Judá tem cometido tantos pecados, tantos mesmo, que eu tenho de castigá-los. Eles rejeitaram a minha lei e desobedeceram aos meus mandamentos. ...

v 6 O SENHOR Deus diz:

_O povo de Israel tem cometido tantos pecados, tantos mesmo, que eu tenho de castigá-los.



Nota: Hoje, o povo de Deus, Israel e Judá, continuam divididos ... e pecando ... Não estão mais divididos em apenas dois reinos - o Reino do Sul (Judá) e o Reino do Norte(Israel) - mas estão divididos em muitas denominações ... e doutrinas ... e lideranças ... Há muitos "reinos" ...

Esta mensagem Deus deu a Amós (que era pastor de ovelhas em Tecoa, pequena cidade de Judá, mas era para ser anunciada em Israel. Isso foi lá pelos anos 750 antes de Cristo, durante o reinado próspero de Jeroboão II. A situação de Israel era muito boa, mas havia pecado também.

Em nome de Deus, Amós denuncia a injustiça, a corrupção e a opressão que reinavam no país. O povo não era sincero na prática da religião, e por toda a parte havia injustiça e desonestidade. O profeta apela ao povo para que se arrependa e que todos voltem para Deus ...

Leia alguns trechos desse apelo e, medite neles, trazendo-os para os dias de hoje ...

Pense nisso: Será que a história não está se repetindo?

Será que Deus não continua enviando seus profetas - seus servos fiéis - para anunciarem as coisas futuras ... (veja Am 3:7 e 4:13).

Será que assim como as profecias de Amós, que começaram a se cumprir dentro de dois anos (o terremoto -veja Am 1:1) , também não se cumprirão, a seu tempo - no tempo de Deus - o que os "Amós de hoje" estão anunciando !?

Pense e medite muito nisso! Vale a pena!


Eu, particularmente, admiro muito Amós ... que coragem ... largou suas ovelhinhas (saiu de sua pequena cidade, no Reino do Sul) e foi lá pro Reino do Norte, profetizar em Betel - o santuário onde o "rei" adorava, o templo principal do país (veja Am 7:13) e levou um "corridão" do "sacerdote" Amasias (veja Am 7:12). E ele, sequer era profeta (ou melhor, nascido em família de profetas ...) E veja só o que Amós lhe respondeu (v 14 -17).

ISSO TUDO, ME FAZ LEMBRAR DE ALGO . . .

? ? ?


Então ... agora leia em espírito de oração os seguintes trechos:

Amós 3
v 1 Povo de Israel, escute o que SENHOR Deus disse a respeito de vocês, o povo que ele tirou do Egito:
2 _ No mundo inteiro, vocês são o único povo que eu escolhi para ser meu. Por isso, tenho de castigá-los por causa de todos os pecados que vocês cometeram.
3 Por acaso, duas pessoas viajam juntas, sem terem combinado antes?


5 Será que um passarinho cai numa armadilha que não estava armada?

6 Quando tocam a corneta de alarme , será que o povo não fica com medo?

7 Por acaso, o SENHOR Deus faz alguma coisa sem revelar aos seus servos, os profetas?
8 Quando o leão ruge, quem não fica com medo? Quando o SENHOR Deus fala, quem não anuncia a sua mensagem?


Amós 4

v 11 _ Eu destruí cidades, como fiz com Sodoma e com Gomorra; vocês escaparam como se fossem um galho que no último momento é tirado do fogo. Assim mesmo vocês não voltaram para mim.
12 Por isso, povo de Israel, eu os castigarei. E, já que vou castigá-los, preparem-se para se encontrar com o seu Deus. Eu, o SENHOR, falei.
13 Foi Deus quem fez as montanhas e criou o vento.
Ele revela os seus planos aos seres humanos.
Ele faz o dia virar noite e anda por cima das montanhas.
Este é o seu nome: o SENHOR, o Deus Todo-Poderoso.


Amós 5

v 4-15 O SENHOR diz isto ao povo de Israel:
_ Voltem para mim a fim de que tenham vida.
Mas não me procurem em Betel, nem em Gilgal, nem em Berseba, ...

Voltem para o SENHOR e vocês viverão. Se não voltarem, ele descerá como fogo para destruir o país de Israel, e em Betel ninguém poderá apagará esse fogo.

Em vez de praticarem a justiça, vocês praticam a injustiça, que causa amargura, e não respeitam os direitos dos outros.

O SENHOR Deus criou as estrelas, as Sete-Cabrinhas e as Três-Marias. Ele faz a noite virar dia e o dia virar noite. Ele chama as águas do mar e as derrama sobre a terra. O seu nome é SENHOR.

Ele acaba com os poderosos e destrói as suas fortalezas.

Vocês têm ódio daqueles que defendem a justiça e detestam as testemunhas que falam a verdade;

Vocês exploram os pobres e cobram impostos injustos de suas colheitas. Por isso, vocês não vão viver nas casas luxuosas que construiram, nem chegarão a beber o vinho das belas parreiras que plantaram.

Eu sei das muitas maldades e dos graves pecados que vocês cometem. ...

Não admira que num tempo mau como este as pessoas que têm juízo fiquem de boca fechada!

Procurem fazer o que é certo e não o que é errado, para que vocês vivam. Assim será verdade o que vocês dizem, isto é, que o SENHOR, o Deus Todo-Poderoso, está com vocês.

Odeiem aquilo que é mau, amem o que é bom e façam com que os direitos de todos sejam respeitados nosa tribunais. Talvez o SENHOR, o Deus Todo-Poderoso, tenha compaixão das pessoas do seu povo que escaparem da destruição.

. . .

v 18 Ai dos que querem que venha o Dia do SENHOR! Por que é que vocêsa querem esse dia? Pois será um dia de escuridão e não de luz.

19 Será como um homem que foge de um leão e dá de cara com um urso; ou como alguém que entra em casa e encosta a mão na parede e é picado por uma cobra.

20 O dia do SENHOR não será um dia de luz; pelo contrário, será um dia de trevas, de escuridão total.

21 O SENHOR diz ao seu povo:

_ Eu odeio, eu detesto as suas festas religiosas; não tolero as suas reuniões solenes ...

24 Em vez disso, quero que haja tanta justiça como as águas de uma enchente e que a honestidade seja como um rio que não pára de correr.

Amós 6

v 1 Ai dos que têm uma vida boa em Jerusalém! Ai de vocês que vivem sossegados em Samaria, vocês que são as autoridades desse grande país de Israel, vocês a quem o povo vai pedir ajuda!

3 Vocês não querem acreditar que o dia do castigo esteja perto, mas o que vocês estão fazendo vai apressar a chegada de um tempo de violência.

4 Ai de vocês que gostam de banquetes, em que se deitam em sofás luxuosos e comem carne de ovelhas e de bezerros gordos.

5 Vocês fazem músicas como fez o rei Davi e gostam der cantá-las com acompanhamento de harpas.

6 Bebem vinho em taças enormes, usam os perfumes mais caros, mas não se importam com a desgraça do país.

11 Pois o SENHOR vai dar uma ordem, e todas as casas, as grandes e as pequenas, serão destruídas.

12 Por acaso, podem os cavalos galopar sobre as rochas? Ou será que os bois podem puxar o arado no mar? Claro que não! Mas vocês fqzem a honestidade virar veneno e a justiça virar injustiça.

Amós 9

v 5-15 (Bíblia de Jerusalém)

O Senhor Iahweh dos Exércitos ...

aquele que toca a terra e ela vacila,

e ficam de luto todos os que habitam nela;

toda ela se levanta como o Nilo,

e depois desce como o Nilo do Egito.

Aquele que constrói nos céus suas altas moradas

e funda na terra sua abóbada;

aquele que chama às águas do mar

e as derrama sobre a face da terra,

Iahweh é seu nome!

Não sois para mim como os cuchitas,

ó israelitas? _ oráculo de Iahweh _.

Não fiz Israel subir da terra do Egito,

os filisteus de Cáftor e os arameus de Quir?

Eis que os olhos do Senhor Iahweh

estão sobre o reino pecador.

Eu o suprimirei da face da terra,

contudo não quero suprimir totalmente

a casa de Jacó _ oráculo de Iahweh _.

Porque eis que eu mesmo ordenarei

e sacudirei a casa de Israel entre todas as nações,

como se sacode com a peneira,

sem que caia um grão por terra.

Pela espada morrerão

todos os pecadores do meu povo,

aqueles que diziam:

"Acalamidade não avançará,

não nos atingirá!"

Naquele dia levantarei a tenda desmoronada de Davi,

repararei as suas brechas,

levantarei as suas ruínas

e a reconstruirei como nos dias antigos,

para que conquistem o resto de Edom

e todas as nações,

sobre as quais o meu nome for proclamado,

_ oráculo de Iahweh _,

que realiza estas coisas.

Eis que virão dias

_ oráculo de Iahweh _

em que aquele que semeia estará próximo daquele que colhe,

aquele que pisa as uvas, daquele que planta;

as montanhas destilarão mosto,

e todas as colinas derreter-se-ão.

Mudarei o destino de meu povo, Israel;

eles reconstruirão as cidades devastadas e as habitarão,

plantarão vinhas e beberão o seu vinho,

cultivarão pomares e comerão os seus frutos.

Eu os plantarei em sua terra, que eu lhes dei,

disse Iahweh teu Deus.

* * *

Fonte: Bíblia da Família - Nova Tradução na Linguagem de Hoje

Acréscimos meus, em vermelho.

Nenhum comentário: